FORTUNATTI NA FRENTE

As duas últimas pesquisas sobre as eleições em Porto Alegre mostram que o prefeito José Fortunatti (PDT) reúne a preferência dos eleitores consultados pelo Instituto Methodus e Instituto Datafolha. As pesquisas realizadas foram contratadas pelo Correio do Povo (Methodus) e pela RBS (Datafolha).

As duas pesquisas apontam Fortunatti com uma distância confortável do segundo lugar ocupado pela deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB). Pelo Datafolha a diferença a favor de Fortunatti é de 11 pontos e pelo Methodus de 14,2 pontos. Com tais números a menos de 20 dias da eleição, as pesquisas mostram que a disputa ficará mesmo entre o atual prefeito e a deputada federal gaúcha.

Sim, pergunta o leitor, e o candidato do PT a prefeito? Adão Villaverde está em terceiro lugar com dois resultados pífios: 7% (Datafolha) e 9,9% (Methodus). Pela primeira vez, desde 1988 quando Olívio Dutra se elegeu prefeito de Porto Alegre até 2008 quando José Fogaça (PMDB) se reelegeu (vencera em 2004), o PT jamais deixou de ser um forte postulante para retomar a prefeitura ou dar continuidade ao governo petista quando perdeu em 2004, depois de 16 anos de governo na capital gaúcha.

Nem mesmo o apoio do ex-presidente Lula pedindo votos para Villaverde tem motivado o eleitor a melhorar a situação do candidato do PT. Adão Villaverde parece que já sabe que dificilmente poderá reverter as atuais tendências do eleitorado, mas, em compensação, está com sua eleição garantida para deputado federal em 2014.

Voltando à pesquisa Instituto Methodus/Correio do Povo outros dados interessantes – além do resultado do item “estimulada” com 14,2 pontos pró-Fortunatti – são os verificados no item “espontânea” (Fortunatti: 35% e Manuela: 21,4) e no item “rejeição” onde Manuela tem a maior pontuação, ou seja a pior: 20,4%. José Fortunatti, por ser o prefeito e que teria o natural desgaste de ser governo, aparece em quarto lugar com apenas 11,9%, isto é, uma excelente colocação.

A menos de 20 dias da eleição, o candidato José Fortunatti precisará apenas de manter a sua pontuação e se melhorar dois ou três pontos poderá até vencer no primeiro turno o que seria uma surpresa considerando-se que ainda se espera uma eleição muito disputada pelo bom nível de todos os candidatos.

É bem provável que a Copa do Mundo (e suas conseqüentes obras) e a forma como o prefeito José Fortunatti vem administrando tudo o que diz respeito ao evento tenha resultado na preferência dos eleitores e na confiança pelo êxito da gestão que dará obras importantes para a cidade.

As próximas pesquisas serão definitivas e deverão apontar o provável vencedor sem qualquer surpresa quando as urnas forem computadas. Aí está uma eleição que a “boca de urna” confirmará as pesquisas e a confiança dos eleitores.

SOFRIMENTO AO VIVO

O julgamento do mensalão será retomado nesta quarta-feira e além dos votos dos ministros, o Brasil acompanha pela televisão o sofrimento do ministro Joaquim Barbosa. Barbosa tem hérnia de disco e sua postura, ora em pé, ora sentado e até mesmo recostado numa cadeira especial não esconde a dor que tortura o ministro.

SEM BAFÔMETRO (1)

O ex-comandante do Bope/RJ, coronel aposentado Fernando Príncipe Martins, parado numa blitz na Barra da Tijuca, recusou-se a fazer o teste do bafômetro e como resultado recebeu uma multa, teve a carteira de habilitação apreendida e ainda levou sete pontos no documento.

SEM BAFÔMETRO (2)

Mas tem mais: por estar dirigindo sem cinto de segurança perdeu mais cinco pontos, num total de 12 e outra multa, este no valor de R$ 127,69. Pela recusa do teste já tinha sido multado em R$ 957,70. O que chamou a atenção dos policiais foi o carro que o coronel Príncipe estava dirigindo: um Porsche zero km. O carrão só não foi recolhido por que uma pessoa habilitada assumiu o volante.

JOSÉ GENOINO

O ex-presidente nacional do PT e réu no processo do mensalão, José Genoino, anda com os nervos em frangalhos. Ele pediu que sua assessoria providenciasse uma procuração para sua mulher temendo uma possível prisão determinada pelo STF.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.