OS CINCO VÍDEOS

Marcos Valério é o personagem da semana e já se produz ao seu redor um enigma a respeito de vídeos que teria gravado como garantia de vida. O publicitário mineiro tem sido até agora o único punido no caso do mensalão e já esteve na cadeia em duas ocasiões.

Seriam cinco vídeos, a saber: quatro que ele mesmo mandou fazer e guardou as cópias em lugares diferentes e um quinto, mais recente, com a entrevista que a revista Veja publicou atribuindo suas declarações a amigos próximos, conforme acordo com o próprio Valério e seu advogado, Marcelo Leonardo, que nega a entrevista e qualquer combinação com a revista.

Os vídeos (até a hora do encerramento desta coluna) continuavam como enigmas, mas o jornalista Ricardo Noblat afirmou em sua coluna desta segunda-feira que dos quatro vídeos confeccionados por Valério, três estão em cofres de bancos e a quarta edição ele teria mandado para “para uma das estrelas do esquema do mensalão, réu do processo agora julgado pelo Supremo Tribunal Federal.”

Noblat diz que Renilda, a mulher de Marcos Valério sabe o que fazer com as três cópias, caso ocorra alguma tragédia com seu marido (ele tem medo de ser morto como foi o ex-prefeito de Celso Daniel, de Santo André-SP): “Renilda sacará dos bancos as três cópias do vídeo e as remeterá aos jornais O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo. (Sorry, VEJA!)”
O jornalista Ricardo Noblat tem um dos blogs mais acessados na internet e costuma ser bem informado. Seu relato sobre os quatro vídeos se transformou desde ontem no principal assunto político do país ao lado da reportagem da revista Veja onde Marcos Valério ligou o ventilador anunciando uma tempestade de merda caso seja condenado à prisão.

Eis aí o medo de Valério: voltar para a cadeia. São lembranças terríveis por ter sofrido um “certo tipo de violência física que o fez confidenciar a amigos que nunca, nunca mais voltará à prisão. Prefere a morte”. Mas além desse pesadelo, Valério está preocupado com sua família – mulher e dois filhos – que ficará desamparada. Vem daí a idéia de produzir o vídeo com um depoimento sobre o mensalão.
Depois das revelações atribuídas a Marcos Valério risca-se do mapa das mentiras produzidas o mantra “o mensalão nunca existiu”. Cabe ao ex-deputado Roberto Jefferson o direito autoral da denúncia do mensalão. Ele abriu a caixa preta e no seu interior estava o organograma da corrupção. Os vídeos podem ser a prova que faltava.

A GUARDA MUNICIPAL
Se a Guarda Municipal for utilizada como pregam os candidatos em Porto Alegre, a corporação precisará de um efetivo igual ao da Brigada Militar. Mas na política brasileira, contrariando a tradição de nossos ditos populares, promessa não é dívida.

MAIS GREVE
Sindicatos de bancários de todo o país decidiram iniciar greve geral, por tempo indeterminado, a partir desta terça, 18. Motivo da greve: aumento salarial. Segundo dizem os bancários, a oferta patronal é de 6%, o que significa 0,58% de aumento real, e não há qualquer abertura para novas propostas.

AÉCIO 2014 (1)
O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) está com seu caminho aberto rumo ao projeto de ser candidato a presidente em 2014. José Serra está fora da corrida, ganhando ou perdendo a eleição em São Paulo. Quem ainda tem pretensões iguais a Aécio Neves é o governador paulista Geraldo Alckmin.

AÉCIO 2014 (2)
O detalhe importante é que Aécio Neves por ser parlamentar tem a agenda mais livre para visitas aos estados e pode começar, desde já, a se tornar o presidenciável preferido da oposição. Geraldo Alckmin, ao contrário, como governador, não tem tanto tempo disponível.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.