Setembro será de tempo e temperatura instáveis

O mês de setembro se caracteriza por temperaturas em grande oscilação e muita instabilidade climática. A chuva seguirá constante e acima da média na metade norte do Estado.

De acordo com a meteorologista Estael Sias, a análise do Grupo de Clima da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), em conjunto com o 8° DISME/INMET, indica que há uma tendência de permanência de chuva acima da média em áreas do norte e nordeste do Estado. Nessas regiões, a previsão é que chova de 25 a 50mm acima da média, que é de 150 a 200mm.

Estael explica que o mês também é propício a temporais acompanhados de vento e episódios de granizo.

Variação de temperatura deve ser grande

Segundo Estael, nesta época do ano, a disputa entre as massas de ar é maior, por esta razão ficamos mais expostos a transição entre o ar tropical e o ar polar. Além disso, a amplitude térmica também será grande em dias de tempo seco, pois o aquecimento da tarde é mais favorecido com os maiores períodos de luminosidade do dia, que passam a ser mais longos.

 

— Assim, faz frio pela manhã, madrugada e noite, mas as tardes tendem a ficar cada vez mais agradáveis — explica Estael.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.