Alunos da escola General Neto recebem, hoje, netbooks das mãos do secretário de Educação do RS

Serão 700 netbooks entregues aos alunos de todo o Ensino Fundamental da escola, através do projeto Província de São Pedro, do governo do Estado do Rio Grande do Sul

Netbooks serão entregues hoje aos alunos da escola General Neto, na presença do secretário de Educação do RS, José Clóvis de Azevedo

Um novo momento se avizinha para a educação de Sant’Ana do Livramento. O secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Jose Clovis de Azevedo, fará hoje, a partir das 10h da manhã, nas dependências da escola General Neto, a entrega de 700 netbooks que serão utilizados a partir de agora na formação dos alunos do ensino fundamental do educandário. A entrega faz parte do projeto Província de São Pedro, que visa entregar tecnologia para as escolas da rede estadual de educação. Ontem, técnicos da Procergs trabalhavam de forma acelerada para ultimar detalhes da rede lógica, que permitirá o acesso dos alunos às informações que a rede mundial de computadores permite.

Para a diretora da escola, professora Áurea Maria Vargas, uma nova era será instalada a partir da entrega dos equipamentos aos estudantes. “Este é um projeto para as escolas que estão em zona de fronteira e em região de conflito. Aqui em Livramento, estamos em uma caminhada desde o início do ano, com uma probabilidade de sermos umas das primeiras escolas a receber os equipamentos. Começamos algumas reformas, com a previsão de que poderíamos vir a ser a escola modelo da região central a contar com este benefício. Na sequência, todas as demais escolas da rede estadual de ensino instaladas em Livramento também receberão os netbooks. Para nós, é um fato único, e ficará guardado para sempre na memória dos estudantes e professores”, explicou a diretora da escola General Neto. Ela disse, ainda, que uma turma deveria ser escolhida na tarde de ontem, para participar do ato simbólico, que contará com a presença do secretário de Educação do Estado, além de autoridades e convidados. “A escola, agora, irá se organizar para melhorar o processo de entrega e cuidados com o material que será repassado. Esses últimos meses do ano serão reservados apenas à organização. Os alunos vão trabalhar em sala de aula como um passo importante dos muitos que faltam. Vamos ter, na tarde desta quinta-feira, inclusive, uma formação com os professores que irão atuar com esses alunos, porque entendemos que não adianta entregar uma nova ferramenta e não dispor de profissionais mais qualificados para esta nova etapa do processo de formação dos nossos alunos”, frisou a diretora. 

Novo processo 

A diretora da escola General Neto, Áurea Maria Vargas, diz que o fato de o educandário ser o primeiro, servirá como parâmetro para as demais escolas

“Sabemos que agora não poderemos ficar apenas no quadro, como os modelos antigos. Temos uma ferramenta a mais, como já tivemos os livros didáticos, os laboratórios, e isso é fundamental, porque muitos dos nossos alunos não têm acesso a isso. Isso é para o aluno da escola, mas também para os pais, que passarão a ter contato maior com a tecnologia”, disse Áurea. A diretora do General Neto admite que a forma de ensino sofrerá, com o passar dos dias, mudanças profundas e que terão impacto decisivo na formação dos profissionais do futuro. “A situação do professor, mesmo tendo computador, é insubstituível. Os alunos terão acesso a muita informação e caberá ao professor, assim como aos pais, escolher as melhores e repassar aos seus alunos. Vamos precisar estar atentos às armadilhas que sabemos que existem na internet, e demais situações às quais, como comunidade escolar, teremos que oferecer alternativas. Por isso, temos até dezembro para promover essas mudanças e aprender. As outras escolas que receberão os equipamentos depois irão aprender com as nossas falhas, mas estamos cientes que esse passo também é importante para este processo novo que estamos implantando a partir de agora”, afirmou ela. 

Pais 

O processo de mudança da educação aplicada nos educandários, relacionada especificamente ao Ensino Fundamental, também deverá contar com a participação direta dos pais, segundo a direção da escola General Neto. “Vamos precisar contar com a colaboração dos pais, que precisarão nos ajudar neste primeiro momento, fazendo o monitoramento e garantindo que o uso das máquinas seja realmente aquele para o qual todas ela se destinam. É um novo recomeço”, frisou. 

Coordenadoria 

Para a coordenadora de Educação da 19ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, professora Meire Garagorry, o salto de qualidade será evidenciado a partir da entrega dos netbooks aos estudantes do Ensino Fundamental. “Serão ampliadas as possibilidades a partir de agora. Vamos dar um grande salto de qualidade em todas as nossas escolas. Na condição de coordenadora, sinto-me muito orgulhosa por este fato acontecer dentro da minha gestão, porque sei que isto terá, com o passar do tempo, um impacto muito profundo na educação que queremos”, destacou a coordenadora. Meire Garagorry fez questão de frisar a importância que terá, a partir de agora, a participação dos professores em cada uma das novas etapas deste processo. “Tudo isso vai trazer mais qualidade, mas é preciso o amplo envolvimento de todos”, salientou. A coordenadora salientou que Livramento foi a segunda cidade a receber os equipamentos (a primeira cidade das regiões de Fronteira foi Bagé) devido ao fato de a cidade vizinha de Rivera já contar com um projeto municipal que havia entregado netbooks aos seus alunos.

Os netbooks que serão entregues em Livramento irão atender apenas aos alunos matriculados no Ensino Fundamental. Na escola General Neto, por exemplo, os estudantes do Ensino Médio terão à disposição os computadores que já estão instalados no laboratório de informática da escola. Ao todo, o governo do Estado gastou cerca de R$ 5 milhões de reais na aquisição de netbooks, instalação e infraestrutura e qualificação dos professores. No Estado, são 315 municípios que irão receber os equipamentos localizados em cidades que fazem parte da Fronteira com o Uruguai, e em cidades da região metropolitana.  

Província de São Pedro – Projeto Palomas 

O projeto possibilita o acesso à cultura digital pelas crianças e irá qualificar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela escola. A denominação Província de São Pedro (Estado), e Palomas para a região de Livramento, faz alusão à história do Rio Grande do Sul. A solenidade acontecerá na sede da escola General Neto, no centro da cidade. Na ocasião, outras 25 escolas estarão recebendo computadores para as secretarias de suas escolas. Os professores receberão formação no mesmo dia, no período da tarde, para a utilização da tecnologia.

 “Sabemos que agora não poderemos ficar apenas no quadro, como os modelos antigos. Temos uma ferramenta a mais, como já tivemos os livros didáticos, os laboratórios, e isso é fundamental”

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.