Tocha paralímpica é acesa na Inglaterra

Símbolo dos Jogos Paralímpicos, a chama foi acesa em Stoke Mandeville

A tocha paralímpica foi acesa ontem, em Stoke Mandeville, sudeste da Inglaterra, pouco antes do fim de seu revezamento, que será encerrado na quarta-feira no Estádio Olímpico de Stratford, com a abertura dos Jogos.

Na cerimônia, realizada no estádio onde em 1948 ocorreram os primeiros Jogos Paralímpicos da história, dois atletas e outras seis pessoas foram escolhidas para revezar a posse da chama nas próximas 24 horas.

A tocha foi criada através do fogo de quatro chamas diferentes, localizadas em Londres, Belfast, Edimburgo e Cardiff, nos dias 24, 25, 26 e 27, respectivamente.

Mais de 3 mil convidados estiveram presentes na cerimônia desta terça-feira, entre eles o do presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres (Locog), Sebastian Coe, o ministro de Cultura e Esportes britânico, Jeremy Hunt, e o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Philip Craven.

- A criação da chama paralímpica marca o início de um revezamento único de 24 horas, onde várias equipes iluminarão o caminho rumo aos Jogos, que serão fantásticos. Todos os que irão revezar demonstrarão valores como determinação, coragem, inspiração e a igualdade – disse Coe na cerimônia.

Depois de a tocha ser acesa, os atletas paralímpicos britânicos irão passar por alguns dos lugares mais representativos de Londres, como o Piccadilly Circus, o cruzamento da Abbey Road, capa de um álbum dos Beatles, e a ponte da Torre de Londres.

A rota da tocha será encerrada no Estádio Olímpico de Stratford com a cerimônia de abertura, que tem o nome de “Enlightenment” (Iluminação) e foi desenvolvida por Bradley Hemmings e Jenny Sealey.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.