Hacker invade sistema e impede início das matrículas na Unipampa

Em nota, a Pró-Reitora de Graduação da Universidade confirmou a nova intrusão, e disse que todas as apurações serão feitas neste caso

Alunos e professores do campus Livramento permanecem na incerteza sobre o reinício das aulas no mês de setembro

E o impasse continua. Depois do anúncio de que o período de matrículas para alunos da Universidade Federal do Pampa estaria aberto a partir de ontem (segunda), com prazo para sua extinção amanhã, uma nova reviravolta deixou a comunidade acadêmica apreensiva e com uma carga ainda maior de dúvidas sobre o futuro do semestre. Conforme anunciado na última sexta-feira, depois de acordo fechado entre os servidores em greve e a Pró-Reitoria de Graduação, confirmando a aceitação do novo calendário aprovado no Consuni- Conselho Universitário, as aulas nos dez campi da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, deveriam ter início no próximo dia 05 de setembro, com recesso para as festas natalinas e de reveillón, e encerramento definitivo no dia 21 de janeiro.

Agora, com mais uma rodada de incertezas, alunos e professores passaram boa parte da segunda-feira tentando obter informações para remontar o quebra-cabeças que se estabeleceu desde o início da paralisação dos servidores, no dia 06 de junho. Em greve há dois meses e meio, os servidores das um universidades federais aguardam por um posicionamento do governo para extinguir o movimento.

Em Sant’Ana do Livramento, o campus da Unipampa já reúne nos seus cursos, cerca de 600 alunos de diversas cidades do Estado e de outros estados, que esperam por uma definição, fato este que parecia estar resolvido, pelo menos parcialmente, com a abertura do processo de matrículas, e que permaneceu interrompido ontem.

Milhares de estudantes da universidade passaram praticamente toda a manhã tentando fazer a matrícula pelo site da universidade, conforme possibilidade que havia sido anunciada, e confirmada, na última sexta- -feira. Todas as tentativas, porém, fracassaram. De acordo com as informações divulgadas pela Pró-Reitoria da Unipampa, através da Pró-Reitora de Graduação, Lúcia Vinadé, um hacker, ao invadir o sistema, acabou causando a pane que não permitiu o acesso de alunos e professores.

Por telefone, o Coordenador Acadêmico da Unipampa em Livramento, Luis Edgar de Araújo Lima, disse que houve uma decisão soberana deliberada no Consuni e que espera que esta seja cumprida.

Lima se referiu ao novo calendário acadêmico, que foi aprovado no último dia 25, depois de pelo menos três encontros entre a reitoria e os técnicos. Ao informar o motivo da não abertura do período de matrículas, o Coordenador disse que o impasse se deu em razão de um problema técnico que pode ter sido ocasionado pela interferência de um hacker. “O que de fato houve foi um problema técnico no site, e por isso os procedimentos não puderam ser concluídos. Esta informação foi repassada através de uma nota divulgada pela Pró-Reitoria. O Consuni define toda a política universitária e foi votado o calendário. O Cosuni possui representantes dos técnicos e, por isso, estamos esperando que esse calendário seja cumprido, já que o mesmo foi observado e aprovado democraticamente. Quando entra no conselho, ficamos com uma decisão democrática e que deve prevalecer, já que se votou pela aplicação do calendário e abrir as matrículas via WEB. Espero que abra via WEB ou vai abrir via NTIC. Nesse momento, não temos informações maiores, a não ser estas que estamos repassando e pedindo para que os alunos aguardem pelos novos fatos”, afirmou o Coordenador Acadêmico da Unipampa em Livramento.

Lúcia Vinadé, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa

Explicações

Em nota publicada na tarde de ontem e enviada para todos os estudantes dos dez campi da instituição, a Pró-Reitora Lúcia Vinadé explicou o ocorrido e confirmou a invasão de um hacker no sistema da universidade. De acordo com a nota, algumas medidas serão tomadas no sentido de apurar todos os fatos.

Nota aos Estudantes da Unipampa

“Comunicamos que as matrículas via web estão temporariamente suspensas devido a problemas de funcionamento do portal institucional. Nesta manhã (ontem), nosso portal eletrônico foi alvo de nova intrusão. Contudo, já foram tomadas todas as providências possíveis para (1) restabelecer o funcionamento do Portal Inicial e do Portal do Aluno; e (2) apurar as responsabilidades visando as medidas administrativas cabíveis. A comunidade acadêmica será comunicada pelo respectivo Campus e via e-mail, tão logo sejam restabelecidos o portal e as matrículas via web. Agradecemos a compreensão e o apoio solidário que estamos recebendo.

Lúcia Vinadé, Pró-Reitora de Graduação.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.