Comunidade Santanense

Partimos do princípio de que todos nós somos iguais perante a lei, mas não tanto assim no que se refere a Pessoas Portadoras de Deficiência, num país como o nosso e no município de Sant’Ana do Livramento. Até fica a dúvida se nós Portadores de Deficiência existimos ou somos mera estatística de um passado bem distante e que não temos nada a ver e tudo passa…

Mas somos lembrados na tal Semaninha do Portador de Deficiência ou em Ano Eleitoral como agora em outubro de 2012, isso facilita muito para promoção de todos os lados…

Estou reivindicando algo que para muitos é pouco mas, mas para nós que temos limitações físicas é muito mais que um lugar e sim um direito adquirido por lei que poucos conhecem ou fazem questão de não conhecer, ate que aconteça algo com alguém de sua família ou consigo mesmo. Mas muitas vezes esquecem que amparados em leis que não fui eu mas alguém com bastante raciocínio lógico olhou para o lado e viu a importância de nós seres humanos que somos ter oportunidades que nos foi tirada tão duramente por uma sociedade hipócrita, desumana e discriminatória incapaz de estender a mão a não ser para seu próprio benefício.

Quantas vezes recebemos um NÃO por sermos ou termos Deficiências, Síndromes, Sequelas de Doenças e acidentes provocados pela própria pessoa ou irresponsáveis dirigindo perigosamente por aí…

Ficamos à deriva e de certa forma isolados do mundo sem ônibus apropriados, bares e restaurantes adaptados, trabalho, calçadas, lojas, praças e prédios públicos ou não. Quando eu saí à procura de um lugar para residir encontrei o único prédio adaptado, mas faltava sinalização adequada para que eu, assim como muitos moradores, pudéssemos estacionar com pleno direito de que a lei dispõe. Fui no dia 13 de maio de 2011 na Prefeitura Municipal regulamentar meu pedido de direito adquirido pela lei 10.098 de dezembro de 2000. Complicado mas só agora foi colocada a placa em seu devido lugar. O mais difícil não foi encontrar só o lugar, mas fazer com que autoridades competentes colocassem a lei na prática. Foi uma espera junto com denúncias no Ministério Público, Disque 100 e falas com o Prefeito, Secretário de Trânsito, Engenheiro da Prefeitura, dar entrevistas em rádios e jornais locais. Tudo isso foi possível por estar atenta às leis e ter uma ajuda significativa dos moradores do prédio em reunião, pois nada do que encaminhei ou fiz foi feito sem antes comunicar a síndica do prédio e moradores.

Nós às vezes esquecemos a força que temos e deixamos passar as oportunidades por nos acharmos incapazes, mas para mim, incapaz é aquele que se deixa levar por promessas e não ir em busca de seus direitos, sem esquecer, é claro, de seus deveres. Deficiente é aquele que de uma forma ou de outra tenta prejudicar o ser humano, pois tem medo de que um portador de deficiência possa mostrar seu potencial apesar de algumas limitações. 

Simone Rose Guedes Mello

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.