Quem será o melhor na final do municipal: Tiago Braz ou Nairo Prado?

Decisão acontece neste domingo, a partir das 15h30min

Tiago Braz e Nairo Prado voltam à briga pelo título de campeão

Esta é a pergunta que não quer calar, desde que o Bobby Fischer Xadrez Clube anunciou a realização no próximo domingo, dia 8 de junho, a grande final do municipal de xadrez relâmpago que será disputada a partir das 15h30min na sala vip da Fronteira Anime Game Store, localizada na Rua Rivadávia Corrêa esquina Thomas Albornoz.

A aposta natural seria amplamente favorável ao representante de Santa Maria sobre o menino prodígio santanense por várias razões. Começando pelo fato que Nairo em apenas um torneio – que ganhou rating inicial de 1500 pontos, logo se destacou vencendo não só o referido evento, mas todos os seus adversários – incluindo Tiago e o Bye na primeira rodada e chegando à liderança do ranking do BFXC com 2188 pontos deixando para trás 88 concorrentes.

Para se ter uma ideia da força deste enxadrista, quando ingressou no Bobby Fischer ele era o jogador de posição 89ª, ou seja, era o último no ranking e Tiago o 2º. Bastou um torneio para esta história se inverter. Ele é o 1º e Tiago Braz o 7º. Estas são as chances de Tiago vencer: uma para sete de Nairo. Todos estes cálculos e prognósticos são análises recentes não considerando o grande e invejável histórico de vitórias em eventos regionais, estaduais e sul-brasileiro de Tiago Braz o que de sobremaneira o deixou esgotado, sem muitas condições de jogar o que sabe e mostrar todo o seu potencial. Acontece que dia 8, possivelmente Nairo vá conhecer o grande e destemido jogador representante venezuelano,Dirley Martinez ,que ao lado do cubano Joel Chacon tentarão tirar sua liderança do ranking.

O Campeonato Santanense de Xadrez Relâmpago será uma grande final. É aberta a toda e qualquer pessoa que saiba jogar xadrez e que goste de xadrez relâmpago ou ping.

Forma de disputa da modalidade

A modalidade do xadrez relâmpago é a mais jogada no mundo atualmente. Neste tipo de competição, cada participante deve efetuar todos os seus lances em apenas cinco minutos, desde a abertura, meio jogo e final. Só tem um pequeno problema para os menos experientes e que não estão acostumados a jogar entre a chamada seleta e privilegiada elite da primeira divisão do xadrez do BFXC, que é integrada por enxadristas de vários países, estados e de outras cidades da região – estes iniciantes correm um sério risco de perderem todas suas partidas e talvez desanimem. Porém, o conselho da direção do clube é outra: jamais desanimar, pois ninguém nasce sabendo. Mesmo os grandes jogadores foram um dia “pixotes” como são chamados no jargão deste esporte, o iniciante. Contudo estudaram, enfrentaram as dificuldades e hoje fazem frente a qualquer outro mestre: perder, empatar ou vencer é consequência.

Esta será uma atividade sem custos aos seus participantes, portanto, com inscrições gratuitas e será desenvolvida pelo sistema suíço com divulgação dos resultados e emparceiramentos por meio de um telão, no ritmo de cinco minutos com oito rodadas duplas nos moldes da Copa do Brasil de futebol com um jogo em casa e outro fora, e pontuações qualificadas para o comandante das peças Negras que receberão 4,0 pontos nas vitórias e 1,5 ponto nos empates. Já as Brancas receberão 2,0 pontos por vitória e 1,0 ponto por empate. Desta forma cada rodada será reeditada após o término das oito programadas. A partir daí os mesmos contendores voltam a se enfrentar com a inversão das cores das peças.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.