Chuva dá trégua nesta terça-feira, mas calor segue e instabilidade volta amanhã

Para a Emater, volume de chuvas ainda precisaria ser maior para que os números do déficit hídrico do município possam ser equacionados e prejuízos possam ser reduzidos de forma significativa   

Chuva chegou com força e umedeceu a Fronteira durante todo o dia de ontem

Os produtores pediam, acumularam prejuízos, tiveram que refazer planos. Os moradores da cidade começaram a pagar valores mais caros pelos produtos de alimentação, e ainda deverão seguir sentindo durante um bom tempo os efeitos da estiagem que secou açudes, barragens e fez com que um grande número de viagens dos caminhões-pipa fossem necessárias até o interior do município, mas finalmente ela chegou. E chegou com força. A chuva, que no acumulado desde a tarde do último sábado, quando as primeiras gotas da área de instabilidade vinda da Argentina apontaram nos céus de Sant’Ana do Livramento, já atingia cerca de 70 mm, fez a alegria dos produtores rurais que comemoram a volta da umidade ao solo.

Para o técnico da Emater em Sant’Ana do Livramento, Mario Gonzales, em algumas localidades do interior do município, como Cati e Funchal, a instabilidade ainda não teria sido suficiente para amenizar as perdas da estiagem mais recente. “Temos alguns relatos de áreas onde o acumulado, desde o fim de semana, chegou aos 80mm. Mesmo assim, diante do quadro grave que tivemos com o período longo sem chuvas, ainda é uma situação complicada”, afirmou ele. De acordo com Gonzales, a agricultura familiar santanense teve severos problemas causados pela falta de água. 

Previsão 

A terça-feira poderá ter o retorno do sol, mas ainda contará com a presença acentuada de nuvens. A temperatura mínima no município deverá ser de 10ºC, enquanto a máxima poderá atingir a casa dos 22ºC.

Para amanhã, de acordo com dados repassados pela Estação Meteorológica da vizinha cidade de Rivera, uma nova área de instabilidade deverá chegar à Fronteira, trazendo novamente uma quantidade significativa de chuvas. São esperados cerca de 6mm e uma temperatura máxima que pode chegar aos 28ºC. 

Demora 

“A pecuária ainda vai demorar muito tempo para se recuperar. A previsão, agora que as chuvas voltaram, é boa, mas os produtores ainda continuam tendo muitos gastos para alimentar o gado”, afirmou Mario Gonzales, ao se referir ao uso de feno em boa parte das propriedades, servindo como alimento para animais, especialmente os da pecuária de corte. O técnico da Emater diz que vê no retorno das chuvas um certo alento e uma possibilidade de recuperação das pastagens, que praticamente foram dizimadas no período da estiagem.

Gonzales salientou que o arroz não deverá enfrentar muitos problemas, e que a grande questão está, sim, ligada ao setor de pecuária de corte e gado de leite, no qual as perdas são acentuadas.

De acordo com os técnicos da Estação Meteorológica da cidade de Rivera, os prognósticos apontam para a continuidade das chuvas a partir de quinta-feira, estendendo-se pelo fim de semana.

 Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.