Brigada prepara novos instrutores para desenvolver o Proerd no Mercosul

O CRPO/FO – Comando Regional de Policiamento da Fronteira Oeste realizou recentemente a formatura de conclusão de mais um curso para instrutores do Proerd-Programa Educacional de Resistência às Drogas.

A formação da oitava turma de instrutores foi realizada através do Centro de Formação do Mercosul, quando ocorreu a terceira participação de policiais pertencentes a países que compõem esta região.

A solenidade foi realizada na Unipampa e contou com a presença do embaixador do Brasil em Rivera, Ricardo Gobato, os comandantes do CRPO Sul e Fronteira Oeste, respectivamente, coronel Flavio da Silva Lopes e Iguaraçu Ricardo da Silva, o coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços, Mauricio Pinto, representando a UfPel naquele ato, o tenente Augusto, representando o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, o presidente do Consepro, Rui Rodrigues, o presidente do Comad, Edson Golçalves, além de representantes de escolas de Livramento, alunos uruguaios (Escolas Juan Pablo II), Pelotão Mirim e Bombeiro Mirim.

Segundo o comando regional da Brigada Militar, a ação concretiza a política pública de prevenção às drogas e à violência que o Estado desenvolve junto a crianças, adolescentes e adultos na busca de uma vida saudável.

O Proerd é reconhecido mundialmente em 57 países tendo a chancela do programa norte americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolvido desde 1983 nos Estados Unidos e implantado no Brasil no ano de 1992. Na oportunidade, uma equipe de policiais do D.A.R.E. treinou policiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Gradativamente, o programa foi sendo difundido pelos demais entes federativos, sendo marca registrada da polícia militar.

No Estado, foi implantado no ano de 1998, inicialmente na capital, sendo que a Brigada Militar encontra-se em franca expansão do programa, que já atingiu a maioria dos municípios gaúchos, tendo iniciado suas ações pelo Mercosul na Fronteira da Paz, nas cidades de Sant’Ana do Livramento e Rivera (Uruguai), com o desenvolvimento dos currículos para pais, nos quais brasileiros e uruguaios participaram das atividades junto ao local.

O Comando do CRPO/FO explica, ainda, que depois do Proerd, foi desenvolvido o curso para crianças e adolescentes junto ao colégio Juan Pablo II, na cidade de Rivera, com a participação de 31 alunos. “Estas ações auxiliaram na elevação do Rio Grande do Sul a centro de treinamento do Mercosul, chancela outorgada pelo centro de treinamento do DARE, Estados Unidos”.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.