Urcamp lança programa institucional de iniciação à docência

PIBID é um programa do governo federal em parceria com a Urcamp e escolas da rede municipal de ensino 

Lançamento do programa aconteceu na noite de quarta-feira no salão de atos da Urcamp

Na noite de quarta-feira (08) foi oficialmente lançado, no salão de atos da Urcamp – campus Livramento, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – que beneficiará 10 acadêmicos do Curso de Letras. O Programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, em que os bolsistas trabalharão nas escolas Pacheco Prates e Abreu Fialho. Estiveram presentes na solenidade a coordenadora local do projeto, Professora Idene Mariano Godois, a superintendente acadêmica Maria Elcy Dachi, a pró-reitora da universidade, Iara Cristine Lappe, o prefeito municipal, Wainer Machado, a secretária municipal de educação, Vera Machado, as diretoras das escolas selecionadas e os dez alunos do curso de Letras que foram contemplados com a bolsa.

De acordo com a coordenadora local do programa, professora Mestre Idene Mariano Godois, receber o convite para participar do programa os fez perceber o quanto a atividade poderia abrir portas para a universidade. “Assim, passamos a redigir o subprojeto a ser realizado em nossa cidade. Buscamos a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Urcamp e ficamos muito felizes por termos a nossa proposta acolhida pela secretária Vera Machado, que indicou as escolas municipais Pacheco Prates e Abreu Fialho para serem nossas parceiras no desenvolvimento desse subprojeto”, afirma.

O Subprojeto “Leitura e produção de textos com ênfase na escrita e oralidade” foi elaborado com o objetivo de oportunizar à comunidade acadêmica, bem como aos estudantes das escolas envolvidas no projeto, uma oportunidade de participar de um programa de nível nacional e, assim, produzir conhecimento e contribuir com a elevação da qualidade da educação regional. “O projeto trará benefícios de ensino e aprendizagem tanto para os acadêmicos do Curso de Letras, futuros docentes, quanto para os alunos da educação básica, contribuindo com o desenvolvimento cultural de crianças e jovens”, enfatiza a professora Idene.

Um dos alunos contemplados pelo programa falou em nome da turma: “Estamos muito felizes em participar do programa, pois poderemos adquirir experiência como professores e ajudar a melhorar a educação, dando o melhor de nós”, disse Josiel.

A Secretária Municipal de Educação, Vera Machado, entendeu o PIBID como uma aposta na educação e na formação dos professores. “Quando a Urcamp nos procurou, não tivemos nem o que pensar, era algo bom que viria para nós. Levar o projeto para as escolas é uma forma de dizer que apoiamos e acreditamos no trabalho dessas instituições, que foram escolhidas de acordo com a estrutura, o número de alunos e um somatório de fatores”, afirma.

O prefeito municipal Wainer Machado disse que, com o PIBID, os alunos vão vivenciar a escolha profissional que fizeram, vão conhecer a realidade dos alunos, as dificuldades enfrentadas por eles e, acima de tudo, conhecer a sua própria realidade. “Ser professor é vocação. Que bom que existe essa oportunidade”. As bolsas têm duração de doze meses e poderão ser renovadas por mais doze.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.