Francesa em intercâmbio cultural pelo Rotary Club

Bolsista na Colégio da Urcamp, a intercâmbista está admirada com a rapidez com que fez amizade, e agradece a receptividade do município

Estudantes da Urcamp com a intercâmbistaLaetitia Grout

O Programa de Intercâmbio do Rotary Club Internacional conta, hoje, com o envolvimento de 82 países e a participação de 9000 jovens realizando intercâmbio no exterior, por ano. O programa atende jovens de até 18 anos. E foi desta forma que a francesa Laetitia Grout de Beaufort, da cidade de Romans – França, do Distrito D1780 do Rotary Club, chegou a Livramento. No município, havia um jovem que estava cadastrado para realizar o intercâmbio na França, e na França, havia uma jovem querendo realizar o intercâmbio para o Brasil. Desta forma, foram realizadas as permutas. Foi para a França, de Livramento, Patrick Bueno, e veio para o Brasil – Livramento – a francesa Laetitia.

De acordo com Edelzia Maidana França, oficial de intercâmbios do Rotary Club de Livramento é muito importante a realização dos intercâmbios. “O objetivo é a exposição a novas culturas e costumes. É uma excelente maneira de promover a paz e a compreensão mundial. E não são apenas os estudantes que se beneficiam: as famílias anfitriãs também”, salientou. Além disso, “os intercâmbistas são como embaixadores de seus países em outras nações”, finalizou.

Ruí José Covati; Marta Pelaez Covati; intercâmbista da França, Laetitia Grout; Oficial de intercâmbio, Edelzia Maidana França; e diretora da Urcamp, Saly Lorety

A diretora do Colégio da Urcamp, Saly Lorety, concedeu a bolsa integral à intercâmbista, a pedido da família anfitriã, que acredita na excelência e qualidade do ensino da escola. “Ela é uma aluna muito esforçada. Em um mês de aula, já pronuncia e entende um pouco do vocabulário brasileiro”, observou a diretora.

Segundo a aluna, “o objetivo do intercâmbio é aprender os costumes, as tradições, a cultura e o idioma de outro país, ficando hospedada na casa de uma família nativa do país. Com isso, adquirindo experiência de viver em outra realidade, longe de tudo e todos que conheço, resultando em mais responsabilidade, autonomia e conhecimento”, observou.

Na sequência, a intercâmbista salientou: “A experiência e a cultura que venho conhecendo desde que cheguei é bem diferentes de minha realidade natal. Cheguei uma semana antes do 20 de setembro, achei os CTGs e o defile Farroupilha incrível, muito diferente de tudo que conheço até o momento”, ressaltou.

A família que se propõe a receber a aluna de intercâmbio em sua residência tem que se mostrar disposta a se dedicar a esta pessoa como se fosse um filho , um membro da família. E é assim que Laetitia foi recebida na casa do casal Rui José Covati e Marta Pelaez Covati, que comemoram a educação, o carisma, os princípios e a simplicidade da jovem. “Temos três filhos que atualmente fazem faculdade em outro município, e com a chegada da Laetitia voltamos a curtir e nos preocupar com uma filha única em nossa casa. Apesar da barreira da linguagem, a experiência tem sido muito boa”, avaliou o casal.

Benefícios em realizar Intercâmbio Cultural
• Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes;
• Aprender a melhor forma de enfrentar situações difíceis e a tomar decisões;
• Desenvolver maior capacidade de liderança;
• Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional;
• Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro;
• Agregar informações e conhecimentos variados, que farão diferença no futuro;
• Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary);
• Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.