Ovinocultores, Rural, Sebrae e Senar articulam retomada da ovinocultura

Resgate passa obrigatoriamente por fortalecimento do trabalho associativo e ações em conjunto

Capacidade de produção pode ser aumentada através das ações propostas pelo grupo

Aconteceu em Livramento, no dia 7, a primeira reunião do JPC Ovinos, após a retomada do Programa Juntos Para Competir, uma parceria do Sebrae/RS, Senar/RS e Farsul em 18 projetos do RS na área do agronegócio, do qual fazem parte o Projeto Desenvolver a Bovinocultura e Ovinocultura do Pampa Gaúcha e o Projeto Vinhos da Campanha Gaúcha. Participaram o engenheiro agrônomo, gestor do Sebrae/RS, Tauê Hamm, o supervisor do Senar Região da Campanha, Giovani Bolzani, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Claudio Andrade, além de pecuaristas que trabalham com pecuária de corte.

O Juntos Para Competir tem por objetivo auxiliar os produtores, através de grupos, a aumentar a rentabilidade de seus negócios e estimular a cooperação. Os resultados são atingidos através de ações nas áreas de gestão, tecnologia e mercado. São realizados dias de campo, consultorias técnicas individuais, cursos do Senar, visitas técnicas objetivando o aumento da produtividade e dos seus índices. Já na área de gestão, os produtores recebem capacitações e acompanhamento para implementação de controles financeiros e indicadores de desempenho.

Na área da ovinocultura, cujo crescimento é estimulado pelo Programa, há uma série de ações para o sucesso do produtor.

As consultorias do Borregão (unidade móvel, que realiza exames instantâneos como OPG, andrológico, diagnóstico de gestação) levam ao campo muita informação e auxiliam no manejo dos rebanhos. Associado a esse suporte técnico nas propriedades, os produtores podem participar do Programa de comercialização de cordeiros, o Cordeiro Arco, o qual traz alguns benefícios como preço diferenciado e acompanhamento dos abates. “Afirmamos, com dados concretos de produtores do projeto, que a ovinocultura é um bom negócio, com excelente rentabilidade, desde que obedecidos alguns cuidados no manejo e na gestão. A época da comercialização, por exemplo, é fundamental, pois já existe um histórico que em alguns meses o preço baixa e em outros aumenta” – ressalta Giovani Bolzani. Nessa reunião, surgiu a ideia de um trabalho do Sindicato Rural de Livramento de interiorizar o trabalho no município. Assim, deverão ser agendados encontros de produtores em algumas localidades do município para tratar alguns temas técnicos e de mercado, além de prospectar novos grupos para o Programa Juntos Para Competir em 2013.

O presidente da Rural de Livramento, Luiz Claudio Andrade, reiterou sua convicção de que a ovinocultura, mais do que um segmento de relevância, tem viabilidade de transformação econômica e social, afirmando que a entidade estará presente, protagonizando junto com os produtores em todas as ações e atividades de desenvolvimento. “É, mais do que dever representativo, a representação de uma convicção de viabilidade, promovermos, de forma conjunta e articulada, o resgate da ovinocultura, olhando para o curto prazo com uma visão moderna e integrada de trabalho conjunto para concretizar as aspirações dos produtores, respaldando e estimulando, a captação de fatias de mercado consistentes para o produto ovino” – disse Andrade.

Participaram do evento os produtores, integrantes do Juntos para Competir Ovinos – Olímpio Guerra (coordenador), Enço Nocchi, José Dilnei Soares, Elpídio Maciel, Luiz Felipe Schultz, Leonardo Viecelli, Luiz Carlos da Silva Soares, Alexandre Guerra e o facilitador do grupo, Álvaro Quadros.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.