Coluna dia 29/08/2011 segunda-feira

Debates para a juventude

Na última sexta-feira, os integrantes da ala jovem do Partido Socialista Brasileiro-PSB Matheus Simas, Mauricio Munhoz, Robson Cabral e Ilana Coles, foram anfitriões em evento realizado na sede do partido com o objetivo de debater a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, que será realizada em breve em Livramento. Com a participação de lideranças de diversos segmentos da sociedade santanense, o encontro também emoldurou ato de formalização de novas filiações partidárias, entre os quais os jovens Juliano Nunes e Sérgio Cidade, egressos do PV.

O secretário geral da juventude socialista, Matheus Simas, destacou a importância da mobilização juvenil em busca de meios para mudar a realidade dos santanenses. Já o secretário Geral de Governo de Livramento, Robson Cabral, destacou que os jovens tem o poder de decidir o futuro, seja de sua cidade, região ou país, bastando “ter o entendimento de que atuar junto na decisão de políticas públicas é o jeito de transformar a vida de todos para melhor”. “A união e a mobilização nos permitirão oferecer, não somente aos jovens, mas sim ao nosso povo, uma melhor qualidade de vida”, acrescentou Mauricio Munhoz durante a reunião.

Juliano Nunes e Sérgio Cidade tiveram suas fichas de filiação ao PSB abonadas pelo próprio Secretário Geral da Juventude Socialista, Matheus Simas, que mostrou-se entusiasmado em ver que jovens estão dispostos a militar na construção de políticas próprias.

Possível?

Contribuição para aqueles que duvidam que se confirmem algumas alianças que estão sendo tema de conjecturas em relação às eleições de 2012: é bom lembrar o que ensinou em vida uma das grandes raposas políticas brasileiras, o mineiro Tancredo Neves, de que “a política é a arte do possível”. Frase de quem sabia das coisas!

Cenários

Ainda é bastante cedo para que se possa afirmar com segurança qual será o quadro eleitoral sobre o qual os santanenses terão que escolher os próximos prefeito e vereadores, mas os cenários que se apresentam como possíveis, por enquanto, indicam uma disputa com no máximo quatro ou cinco nomes. A arregimentação das forças políticas encaminha a formação de alguns blocos bem consistentes em termos eleitorais. Sem nomes próprios, PP e PSB podem acabar decidindo a eleição.

Convocação aceita

A vereadora Carine Frassoni acabou assumindo um compromisso extremamente sério na última sexta-feira, ao participar da palestra da fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que atua na redução de danos e prevenção do uso de drogas no Estado. Única parlamentar presente, ela foi intimada a apresentar no Legislativo santanense projetos que promovam a valorização e a preservação da vida e para mobilizar a sociedade através de ações educativas no trânsito, que atualmente é um dos maiores causadores de morte de jovens no mundo inteiro. Ela lembrou que foi autora do projeto que obriga a veiculação de mensagens contra o uso de drogas licitas – cigarro e álcool – ou ilicitas – maconha, cocaína, crack – nas propagandas oficiais do Governo, além dos projetos anti bulling e anti cyberbulling, da instituilçai do programa de resistência às drogas e à violência, e o de apoio ao Proerd como lei municipal. “Os dois últimos projetos, inclusive, foram vetados pelo Prefeito, mas isso não diminui o nosso desejo de criar, propor e encaminhar projetos que tenham o objetivo precípuo de salvar vidas. Por isso o nosso compromisso com a fundaçãao Thiago Gonzaga, em todos os projetos que nos forem propostos, principalmente neste momento, instituido como a década de ação pela segurança no trânsito”, reafirmou a vereadora no encontro realizado na Unipampa.

Orçamento para 2012

O Governo Municipal promove hoje, a partir das 17h30min, audiência pública de apresentação dos projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO e da Lei Orçamentária Anual-LOA para o ano que vem. A atividade será coordenada pelas secretarias municipais da Fazenda, do Planejamento e também a Secretaria Geral de Governo. Será na Sala Cultural Professor Chiquinho, na esquina da Andradas com a Duque de Caxias, com entrada franca.

Caminho pavimentado

A Administração Municipal já estaria com projeto pronto – e aprovado – para a pavimentação de todo o acesso para o Parque do Batuva, a partir da entrada pela Marques Pavão, com recursos do PAC II. Estaria “segurando” a divulgação da obra à espera da confirmação da liberação da verba.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.