Polícia Federal continua mobilizada na cidade e com operação-padrão

Entre as reivindicações da categoria está a questão do Adicional de Fronteira, que já tramita na Câmara dos Deputados 

A mobilização dos policiais federais em Sant’Ana do Livramento foi percebida ontem (08), pelas pessoas que transitavam em frente à Delegacia da Polícia Federal. A rua Silveira Martins, entre a Thomaz Albornoz e Antonio Fernandes da Cunha permaneceu praticamente em meia pista no dia de ontem, pois os policiais posicionaram cavaletes com faixas comunicando à sociedade a paralisação da categoria, que iniciou na terça-feira (07), em todo o Estado e País.

Mobilização dos policiais ocorreu em frente à Delegacia da Polícia Federal, na rua Silveira Martins

Segundo informações do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul- Sinpef/RS, os federais mantiveram a adesão total ao movimento grevista e no segundo dia de greve, permaneceram concentrados em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal, em Porto Alegre, e no interior, em frente às Delegacias de Polícia Federal.

Continuam suspensos os serviços de atendimento ao público, tais como oitivas, porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos. A categoria mantém apenas os plantões, as ocorrências em flagrante e custódia de presos. A emissão de passaportes permanece cancelada, sendo atendidos somente os casos emergenciais.

A categoria reivindica reajuste salarial de 40% e a contratação de mais 8 mil servidores, entre policiais e funcionários administrativos. Ainda conforme o Sinpef/RS, a categoria reivindica melhores condições de trabalho, mais efetivo e remuneração condizente com a complexidade e o risco de suas funções. Há 06 anos sem qualquer reajuste salarial e depois de negociarem por quase três anos com o ministério do Planejamento, os policiais aguardavam uma proposta oficial até 31 de julho. O governo, no entanto, não se manifestou.

Entre as reivindicações está a questão do Adicional de Fronteira, que já tramita na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 4264/ 2012 prevê um adicional de R$ 91,00 por dia de efetivo trabalho nas unidades da Polícia Federal. Conforme a proposta, o adicional de fronteira será implantado no contracheque dos policiais a partir de 1º de janeiro de 2013.

O adicional de fronteira é uma reivindicação da Federação Nacional dos Policiais Federais e de seus sindicatos filiados. Durante os últimos meses, os policiais organizaram manifestações nas fronteiras, participaram de audiências públicas e atuaram junto ao executivo para que o adicional avançasse.

Na última semana, o próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, comunicou por telefone ao presidente da Fenapef, Marcos Wink, que a Presidência da República havia definido a implantação do adicional.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.