Polo Municipal de Apoio Presencial de Educação a Distância completa sete anos

Conveniado com diversas instituições de ensino, polo conta atualmente com 39 cursos e cerca de 800 alunos

A Coordenadora do Polo Municipal Universitário EAD, Beatriz Dutra Silva

O Polo Municipal de Apoio Presencial de Educação a Distância proporciona a interiorização do acesso ao ensino superior graças ao Convênio de Cooperação Técnico-Científica realizado entre o município de Sant’Ana do Livramento, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Aberta do Brasil. Hoje, este convênio se estende também com as Universidades Federal de Pelotas (Ufpel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aderindo ao programa E- tec do Brasil, com o Instituto Federal Sul-Rio-grandense, e o conjunto Agro-técnico Visconde da Graça, Instituto Farroupilha – Campus São Borja e Alegrete, além do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM).

De acordo com a Profª Beatriz Dutra Silva, Coordenadora do Polo, é uma alegria comemorar o aniversário do polo. “Mesmo com todas as dificuldades, o polo veio trazer um novo olhar para a cidade, mudando a visão de mundo da sociedade”, destaca.

Em 8 de agosto de 2005, foi formada a primeira turma de Educação Especial, com 40 alunos. “Este programa foi trazido porque havia mais de 200 professores no município sem a devida formação, por isso deveríamos fazer essa formação continuada, com o apoio do governo federal. Então, hoje podemos dizer que o polo foi um sucesso, mesmo com todos os problemas que o município enfrenta. Nesses sete anos, não paramos e, além disso, fomos além: optamos por cursos de formação de demanda social, dando o retorno à sociedade de um investimento público, tanto de nível federal, quanto municipal”, enfatiza Beatriz. Hoje, o polo conta com 39 cursos em andamento, com cerca de 800 alunos.

Uma parceria entre o Governo Federal e o município de Sant’Ana do Livramento, as instalações do Polo Municipal de Apoio Presencial de Educação a Distância estão situadas no prédio da Unipampa, porém, o projeto é de que seja construída uma sede própria. “Nosso maior projeto hoje é ter um espaço físico, pois com o crescimento do polo, precisamos de um espaço nosso”, explica Beatriz.

“Estamos, também, com novos cursos, como Técnico em Segurança no Trabalho, além de Educação no Campo e Letras/Espanhol. Está se formando também o pessoal do curso Técnico em Contabilidade e Biocombustíveis e, em janeiro, temos a formatura de cinco turmas dos cursos de formação dos professores: Matemática, Geografia, Letras-Espanhol, Pedagogia e Letras-Inglês”, orgulha-se Beatriz.

O polo, segundo a coordenadora, veio para mudar a realidade dos santanenses: “Mulheres que antes eram donas de casa hoje são tutoras do polo, graças à formação que tiveram. Elas tinham um sonho de retornar aos estudos e hoje estão na comunidade, contribuindo com a sua parcela”, enfatiza.

A partir de hoje, diversas atividades serão realizadas em alusão ao aniversário do Polo Municipal de Apoio Presencial de Educação a Distância, que conta atualmente com 42 colaboradores.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.