“Nunca se sabe se o dólar está bom ou ruim. Aprendi isso no governo”. Pedro Parente, presidente da Bung e ex-ministro de FHC

MAIS MENSALÃO 

Nesta semana dedicada aos advogados de defesa dos réus do mensalão ouviremos as mais diferentes teses sobre a negação do “mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil”, conforme definiu o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em sua acusação no STF. 

Agora, no entanto, é a vez da defesa, talvez o direito mais sagrado dos cidadãos nas melhores democracias do planeta. Pelo que se pode constatar, os advogados negam a existência de um conduto de verbas para a compra de parlamentares, mas admitem o repasse de dinheiro para o pagamento de campanhas eleitorais, a tal de verba não-contabilizada conforme definição enigmático Delúbio Soares. 

O advogado Marcelo Leonardo, por exemplo, defensor de Marcos Valério, repetiu a tese da defesa de Delúbio Soares argumentando sobre um caixa dois para a quitação de dívidas eleitorais da companheirada. Isto é, ninguém vai negar esses recursos e sua finalidade por uma razão muito oportuna. 

O mensalão nunca existiu e tudo o que houve foi um crime eleitoral pelo fato de ninguém ter declarado à Justiça Eleitoral aquela movimentação financeira. Para os advogados de defesa o dinheiro não-contabilizado existiu, só que o crime já prescreveu. É ou não é uma tese a ser defendida? 

Os ministros do STF estão ouvindo os diversos advogados de defesa, mas será que eles com seu conhecimento jurídico – eles são a elite da Justiça brasileira – ficarão convencidos da tese do caixa dois? 

Um crime prescrito, como é o caso que sustenta a tese da defesa, deixa de ser um crime quando a vítima é a pátria brasileira que “dormia, tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”, para citarmos o procurador-geral na sua acusação? 

DEFESA ROMÂNTICA (1) 

José Genoino, um dos réus, era presidente nacional do PT à época do mensalão. Ele diz que não sabia de nada e que Delúbio Soares era o encarregado de pagar as contas eleitorais com dinheiro do caixa dois, segundo seu advogado. 

DEFESA ROMÂNTICA (2) 

Na defesa de José Genoino consta o depoimento de diversos petistas falando sobre sua honra e sua honestidade. Mas o melhor testemunho para José Genoino fica por conta de uma advogada que garantiu a decência de ex-presidente do PT com essa pérola ideológica: “É um verdadeiro homem de esquerda!” 

PRESSÃO SOCIAL 

“Há uma expectativa muito grande da sociedade. Você não vai a um local sequer onde ninguém lhe diga: ‘Ministro, é um absurdo…’ Mas não dá para o Supremo partir para o justiçamento A cadeira (de ministro) é vitalícia, é uma opção de vida, com poder de Império. Tem que julgar com pureza d’alma.” A observação é do ministro Marco Aurélio Mello. 

FANTASMADUTO 

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fez um levantamento dos repasses da empresa Delta para suas empresas fantasmas e concluiu que nos últimos dez anos foram desviados cerca de R$ 291 milhões para 16 empresas frias. 

CONAB 

Se dependesse apenas da pena da caneta do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, ela já teria “limpado” a diretoria a Conab, demitindo algumas figuras de proa da estatal. Mas a Conab é um feudo do PMDB nacional… 

DEU RESULTADO 

As punições às operadoras de telefonia celular deram resultado. Rapidamente, Oi, Claro e TIM estão anunciando “para ontem” investimentos de R$ 20 bilhões visando dar mais qualidade aos sinais de recepção para seus clientes.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.