“A sociedade deve mobilizar-se no sentido de combater essa pandemia que é corrupção”. Ophir Cavalcanti, presidente nacional da OAB

MANUELA QUE SE PREPARE

A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) é o nome mais falado para disputar a prefeitura de Porto Alegre no ano que vem. Sua votação em 2010 passou dos 400 mil votos e o seu prestígio está em alta junto ao eleitorado jovem do RS e, em especial, em Porto Alegre.  Mesmo assim, sua eleição só poderia ser considerada uma “corrida certa” se o PT garantir o que prometeu a ela, apoiando sua candidatura e apresentando um candidato a vice na sua chapa. Em 2008, Manuela por pouco não foi para o segundo turno com José Fogaça. Exatamente porque o PT tinha a candidatura de Maria do Rosário, a qual terminou tirando-lhe os votos necessários para uma disputa com Fogaça.  Em 2010, na eleição estadual, Manuela D’Ávila recebeu a promessa formal do PT que em troca do seu apoio a Tarso Genro, ela seria a candidata das oposições na busca pela retomada da Prefeitura de Porto Alegre.  

Eis que aquele quadro de tranqüilidade de 2010 já está totalmente modificado. O PT que iria apoiar incondicionalmente Manuela já fala em candidatura própria com diversos nomes sendo citados para a disputa do próximo ano. Quantos pré-candidatos já são lembrados na imprensa para a eleição de 2011? Maria do Rosário, Raul Pont, Henrique Fontana, Adeli Sell e Sofia Cavedon. Até o nome do ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra chegou a ser lembrado, tudo em nome de uma possível volta do PT à Prefeitura.

Bem, quanto à promessa feita à Manuela D’Ávila, ela que se prepare para não se decepcionar mais tarde. Dificilmente o PT fará dobradinha com ela, apresentando um nome para concorrer a vice-prefeito. A sorte dela é que é muito jovem – completou 30 anos nesta semana – e o tempo corre a seu favor.

EM SÃO PAULO (1)

A senadora Marta Suplicy que tinha como certa a sua candidatura à sucessão de Gilberto Kassab já está se convencendo que será tirada da disputa. Quem não quer vê-la disputando a prefeitura de São Paulo é o ex-presidente Lula.

EM SÃO PAULO (2)

Lula tem o seu candidato e vai impô-lo ao Diretório Metropolitano do PT. O seu ungido é o atual ministro da Educação Fernando Haddad. Nesta semana, no Senado, um jornalista perguntou à Marta Suplicy se ela continuava com esperança de concorrer na capital paulista. E ela; “A gente tenta, mas não é fácil”. A dificuldade chama-se Lula.

ZÉ DIRCEU

Quem manda no PT de São Paulo é o poderoso José Dirceu. Quando está com Marta ele se diz seu cabo eleitoral, mas, às escondidas (ainda), Dirceu já fechou com Haddad. Dirceu, de fato manda no PT paulista, mas quem manda no PT nacional é o ex-presidente Lula e com ele ninguém bate de frente.

SUCATINHA (1)

O avião do governo gaúcho que fez um pouso técnico em Santa Cruz nesta quinta-feira, com dois secretários estaduais a bordo – João Motta (Planejamento) e Luis Mainardi (Agricultura) – é uma sucatinha.

SUCATINHA (2)

O Sêneca bimomotor tem mais de 30 anos de uso e foi comprado ainda pelo governador Amaral de Souza. Já devia estar aposentado para o bem do Rio Grande.

TERRA FÉRTIL

Pedro Parente, presidente da Bunge, a maior exportadora de produtos agrícolas do Brasil, disse á revista Época que o produtor de soja do Mato Grosso gasta três vezes mais com logística do que um produtor argentino ou americano para levar a sua soja até Hong Kong. Mesmo assim, vale a pena porque no Brasil ele colhe duas safras por ano e no intervalo entre essas safras ele planta milho ou algodão. Não há no mundo agrícola quem possa produzir assim.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.