Marne anuncia projeto para revitalização da linha

O intendente departamental de Rivera, Marne Osório, foi o palestrante de ontem (1º), do projeto “Conta Quem Faz”, da Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL, que tem como objetivo identificar e destacar “cases” de sucesso nas áreas administrativa e de empreendedorismo que contribuam para o desenvolvimento econômico e social do município e região. O evento contou com as presenças dos diputados uruguaios Rubenson Silva e Saul Aristimonho, do Frente Amplio, dos presidentes da CDL, Mozart Hillal, do Sindilojas, Pablo Escosteguy, e da subsecção local da OAB, Luiz Eduardo D’Ávila, além dos vereadores Glauber Lima e Edu Oliveira, do embaixador Victor Govato, do cônsul Ricardo Duarte, do vice-presidente regional da Federasul, Victor Hugo Fialho, e do diretor regional da entidade, Sérgio Oliveira, entre outros.

Marne Osório palestrou durante uma hora, apresentando uma verdadeira radiografia da estrutura administrativa da Intendência de Rivera e alguns dos resultados alcançados até o momento. Ele revelou, entre outras ações, o trabalho de pavimentação que vem sendo feito nas ruas da periferia da vizinha cidade, que já recapeou 109 quadras com concreto, asfalto e pedra irregular. Outra ação de destaque na manutenção da vizinha cidade é o serviço de varrimento feito diariamente, que abrange o centro e mais 23 vilas, com limpeza manual e também mecânica, através de caminhões próprios para essa finalidade. Segundo Marne, inclusive, a Intendência está concluindo o processo de compra de mais um caminhão com estrutura para varrimento de ruas.

Uma das iniciativas administrativas que mais chamaram a atenção dos empresários presentes foi a estruturação de grupos de catadores de lixo reciclável. Devidamente cadastrados junto à Intendência, que inclusive promoveu campanhas de esclarecimento e sensibilização dos moradores, os catadores realizam coleta de lixo seco de porta em porta, em algumas vilas, enquanto que em outras já funciona o processo de coleta seletiva através dos caminhões da municipalidade. Segundo Marne, 203 containers instalados em diferentes bairros aceleram o processo de recolhimento do lixo na vizinha cidade. 

Turismo 

Marne Osório também falou a respeito do trabalho de recuperação da linha divisória com Sant’Ana do Livramento, no centro das duas cidades. Segundo ele, após a conclusão do “Passeo 33 Orientales”, onde há até pouco tempo estiveram instalados dezenas de vendedores ambulantes, a Intendência vai continuar o trabalho de revitalização da área central da divisa entre as duas cidades. Isso, conforme revelou, inclui o Parque Internacional, que receberá um projeto específico, até mesmo com a possibilidade de instalação de um mirante que sirva de atração turística, e a praça San Martin, localizada em cima do Cerro do Marco. O próprio “Teatro de Verano”, encravado na escosta do Cerro, será revitalizado e voltará a oferecer espaço para apresentações culturais ao ar livre.

Antes de encerrar seu pronunciamento, Marne Osório revelou que a Intendência consegue aplicar na área de investimentos uma parcela significativa de seu orçamento anual. Além disso, segundo ele, o Departamento tem despertado o interesse de investidores de várias partes do mundo. Tranqueras, no segmento da florestação, Minas de Corrales, na área mineradora, Vichadero, na área da pecuária, e Rivera, especialmente no segmento do comércio e turismo, somam juntas uma previsão de investimentos na ordem de US$ 300 milhões a curto prazo.

O presidente interino da ACIL, Antônio Righi, reforçou o acerto do convite feito ao Intendente de Rivera para palestrar no projeto “Conta Quem Faz”. “O projeto foi criado pela diretoria da nossa entidade, com o objetivo de identificar e apresentar a nossos associados e à comunidade em geral exemplos de empreendedorismo e de administração que contribuam efetivamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso município e região, mas o nosso cotidiano de comunidade fronteiriça não nos permite pensar em desenvolvimento dissociado da integração com nossos irmãos riverenses. A cada dia, somos surpreendidos positivamente pelos bons resultados alcançados por um modelo de gestão enxuto, eficiente e eficaz, como é o da nossa vizinha cidade”, enfatizou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.