“Conta quem faz” mostra história da Ouro e Prata

Experiência vivenciada pelos gestores da empresa serve como bom exemplo para empreendedores de Livramento

Ontem, 4, ao meio-dia,a Associação Comercial e Industrial de Livramento-ACIL realizou, no Restaurante Palácio do Comércio, a edição de setembro da reunião-almoço “Conta Quem Faz”, que tem o objetivo de resgatar e valorizar os exemplos de empreendedorismo dos empresários do munícipio, demonstrando que existem caminhos que podem levar ao fortalecimento da atividade produtiva e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade. A edição de ontem teve a participação do diretor de operação da Viação Ouro e Prata, Carlos Bernaud, e do gerente comercial José Stein. Carlos Bernaud contou um pouco sobre a história da empresa e sua relação com a comunidade, especialmente com os usuários que há décadas são atendidos pela Viação.

Diretor de Operação da Viação Ouro e Prata, Carlos Bernaud, recebeu certificado de agradecimento pela palestra, das mãos de Sergio Oliveira, presidente da ACIL

O projeto “Conta Quem Faz” tem reunido grande número de pessoas todos os meses, sempre na primeira quarta-feira do mês. O presidente da ACIL, Sergio Oliveira, destacou a importância dos exemplos apresentados. “São situações que nos enchem de otimismo em relação à nossa Fronteira, independente do tamanho do investimento, mas principalmente em razão dos reflexos que as ações proativas e de desenvolvimento que as empresas relatam. E são muitas as ações de empreendedorismo que estamos vendo à nossa volta, que sempre, de alguma forma, materializam a confiança que essas empresas e empreendedores têm em Livramento”, destacou.

De acordo com o Diretor de Operações da Viação Ouro e Prata Carlos Bernaud, “a empresa está no mercado há 73 anos. O início da trajetória foi difícil, e hoje a maior preocupação é com a qualidade no transporte e serviços para o consumidor. A outra grande preocupação da empresa, a longo prazo, é alcançar estratégias inovadoras nas necessidades diárias na gestão dos negócios. Ser referência em qualidade, excelência e inovação em transportes. A empresa se preocupa em facilitar o deslocamento das pessoas, buscando a rentabilidade do negócio, a satisfação dos clientes, valorização das pessoas, redução contínua de custos e respeito às comunidade locais e ao meio ambiente. Esta é a missão Ouro e Prata”, observou.

Trajetória da Viação Ouro e Prata

Em 1º de setembro de 1939, no mesmo dia em que estourou a 2º Guerra Mundial, na praça de Crissiumal, Willy Fleck e Raimundo Fleck fundaram a empresa Crissiumal. Havia um caminhão de passageiros misto, ano 1939, e dois caminhões de carga, ano 1937, todos da marca Ford.

Já em 1940, a empresa adquiriu o primeiro ônibus fechado, pioneiro absoluto da Região. Existiam, nesse momento, um ônibus e três caminhões de carga para transporte de fumo e mercadorias.

Aparecem, porém, dificuldades em todos os setores. As chuvas transformavam as estradas em atoladores intermináveis. Pedras eram carregadas nos próprios caminhões, a fim de tapar os buracos das estradas que apresentavam-se intransitáveis. As estradas eram de difícil trânsito, por isso um caminhão puxava o outro, através dos atoladores. A 2º Guerra Mundial caracterizou o período por uma grande crise: a completa falta de gasolina. Foi necessário, então, que a firma adotasse o gasogênio para solucionar o problema do transporte, sendo este adaptado a um caminhão Ford, ano 1942.

Com um ônibus e três caminhões de carga, todos a gasogênio, a empresa prosseguiu na luta, enfrentando os mais variados obstáculos e dificuldades, em busca da terra brasileira, também envolvida no conflito mundial.

Em 28 de dezembro de 1944, com o constante crescimento do Município de Três Passos, a empresa decide abrir uma oficina nesta localidade. Como Três Passos é uma cidade ligada comercialmente a Ijuí, a empresa começa a atender as comunidades destes municípios.

Instalada em Três Passos com uma modesta seção de peças, oficina de venda de gasolina, óleos e pneus, a empresa Willy E. Fleck& Cia. Ltda. decidiu alterar a designação de “Empresa Crissiumal” para “Pioneira” e, posteriormente, em 9 de agosto de 1948, foi fundada a Viação Ouro e Prata SA.

Mas não era somente no transporte de passageiros e cargas que a empresa destacava-se nesta região, pois foi com pioneirismo e garra que sempre buscou novos e variados setores. Foi então que, a partir de 1956, a Fleck S.A. Indústria, Comércio e Importação tornou-se um Revendedor Autorizado da Ford do Brasil S.A. Neste segmento, destacou-se já nos primeiros anos, entre os dez maiores revendedores de unidades Ford do Rio Grande do Sul.

Trabalhando com linhas de ônibus que conectavam quase todas as cidades do Alto Uruguai com Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, a Fleck S.A. comprou, em 1959, duas quotas da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. Durante os anos que seguiram a esta compra, a empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. procurou alargar os horizontes de seu campo de ação. Em 1962, adquiriu a empresa Rainha da Fronteira, passando a transportar passageiros entre Sant’Ana do Livramento e Porto Alegre. Em 1969, a empresa recebe autorização para o transporte de passageiros entre Ijuí e Porto Alegre. Em 1972, recebe a outorga do poder concedente para concessão no transporte de passageiros entre Santa Rosa e Porto Alegre e, em 1980, a concessão no transporte de passageiros entre Frederico Westphalen e Porto Alegre. Já em 1990, recebe autorização do poder concedente para operar a linha Porto Alegre – Canarana (MT)

Sendo a Fleck S.A., Indústria, Comércio e Importação acionista da Fleck Motoviaturas S.A., firma localizada na Rua Ramiro Barcelos, 430, em Porto Alegre, decidiu-se transferir a sede da empresa Ouro e Prata de Transporte Ltda. de Ijuí para Porto Alegre. Isso fez com que o Diretor Presidente da empresa, Sr. Willy E. Fleck, decidisse fixar residência na capital gaúcha. Neste momento, a sede da Ouro e Prata passa a ser na Rua Edu Chaves, 101, em Porto Alegre, com espaço para aproximadamente 30 ônibus, o que foi suficiente por algum tempo.

Com o crescimento e a falta de espaço para estacionar todos os ônibus da frota, a empresa mudou-se para Frederico Mentz, 1419, onde encontra-se instalada até hoje. Esta é a história da Viação Ouro e Prata, uma empresa com mais de 70 anos de tradição e que desde o princípio buscou ser pioneira no segmento de transportes, trabalhando sempre com qualidade, segurança e conforto. Por toda sua história e comprometimento com o futuro, segue servindo a você, sua família e a comunidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.