Produção de alimentos domina reunião do CAS

O segundo e último dia de trabalho do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que teve reunião no Chile, na última quarta-feira, 25 de julho, começou com um café da manhã no jornal El Mercúrio. Na ocasião, os ministros presentes foram entrevistados por jornalistas do veículo. Na pauta, questões envolvendo a agricultura, economia e relações comerciais entre os países.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, fez um alerta em relação à crise na produção de milho que enfrenta os Estados Unidos e das exigências cada vez mais rígidas da União Europeia para a importação de carne. “O combate à febre aftosa continua sendo uma prioridade para os países do CAS. Não podemos tratar questões importantes como essa de forma isolada. Integrar as assessorias técnicas é uma questão de sobrevivência para nós”, destacou o ministro durante a entrevista.

O tema que dominou as discussões pela manhã foi a proposta apresentada para a criação de um fundo de cooperação entre China, América Latina e Caribe e o futuro das relações comerciais. Os presentes salientaram a importância do bloco como o novo celeiro mundial para a produção de alimentos. Foi definida ainda a criação de um grupo técnico de trabalho para estudar o assunto que será novamente avaliado em uma próxima reunião.

Logo em seguida, falou Guilherme Marques, presidente do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP) e diretor de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Ele fez um relato sobre as ações do Comitê no combate à aftosa nos países da região e esclareceu sobre os elementos básicos de verificação de qualidade dos serviços veterinários adotados pelo CVP.

Marques relatou ainda as inspeções realizadas nas fronteiras entre Brasil e Bolívia e Argentina, Bolívia e Paraguai. “Estamos caminhando bem para a equalização dos critérios de análises, mas necessitamos de recursos para consolidar essa avaliação permanente”, sugeriu. A meta agora é estabelecer um cronograma de visitas aos países do Cone Sul, no próximo ano, para avaliação dos serviços veterinários. O presidente do CVP informou que em agosto está prevista a ida de uma missão de técnicos ao Paraguai para averiguar as iniciativas adotadas no controle da febre aftosa. A expectativa da visita é que o Paraguai reconquiste o status de país livre com vacinação.

A próxima reunião deverá ocorrer no Uruguai, em outubro.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.