19ª CRE esteve presente no Seminário Regional de Boas Práticas Digitais 2012/1

No local, foram oferecidas às educadoras oficinas que envolveram práticas pedagógicas e mídias digitais 

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação se faz representar em Seminário Regional de Boas Práticas Digitais 2012/1

Professoras que representaram a 19ª Coordenadoria Regional de Educação no evento

O Seminário de Educação Boas Práticas Digitais da Região A: 10ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação aconteceu em São Borja, neste mês de julho de 2012. O evento foi organizado pelos Núcleos de Tecnologia Educacional das três Coordenadorias. O primeiro momento do Seminário, foi desenvolvido no plenário da Câmara de Vereadores de São Borja, onde foram debatidos temas ligados à busca de uma educação qualificada e significativa, por meio das tecnologias de informação e comunicação com foco na matemática. O evento contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores local, Instituto Federal Farroupilha, Unipampa e professores de matemáticas dos municípios de abrangência das três coordenadorias regionais pertencentes à região A. Nos laboratórios do Instituto Federal Farroupilha campus São Borja, foram oferecidas as oficinas que envolveram práticas pedagógicas e mídias digitais, utilizando-se de softwares com Geogebra, GraphEquation e Modellus. 

As oficinas foram divididas conforme os seguintes temas: 

Oficina 1: Computadores e Matemática: Compreendendo Funções

Prof. Alex Sandro Gomes Leão – Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Mestre no Ensino de Matemática pela Unifra. Atualmente, é Coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Itaqui-RS. Representante da coordenadoria de Uruguaiana.

Oficina 2: Utilizando o Geogebra nas Aulas de Matemática – Professora Ângela Maria Madruga Filappi – Graduada em Ciências e Matemática pela Urcamp pós-graduada: Especialista em Educação pela Urcamp, diversos cursos de especialização na UFRGS e UFSM, cursos em parceria com IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada do RJ e tutora presencial no Curso de Especialização “Matemática, Mídias Digitais e Didática”, modalidade EaD, oferecido pela UFRGS – 2009 a 2010). Representante da Coordenadoria de Livramento.

Oficina 3: Modellus: uma ferramenta para o ensino de Matemática e Física – Professor André Bernardi da Silva – graduado em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004). Atualmente, é professor do Instituto Estadual Aníbal Benévolo. Tem experiência na área de Matemática e Física, e Professora Adriane Silva de Ávila – Graduada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2004) e especialização em Educação Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007). Ambos representantes da Coordenadoria de São Borja.

Os cursistas demostraram muito interesse nos projetos utilizando-se dos softwares e os oficineiros tiveram muito sucesso no desempenho dos trabalhos. No último dia do seminário, os cursistas socializarão os trabalhos desenvolvidos nas oficinas, bem como a avaliação do evento. Para encerrar, a professora Angélica Antunes representando a Secretaria de Educação do Estado RS falou sobre os conhecimentos adquiridos e compartilhados no decorrer do Seminário.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.