Rogério Mendelski

O GOLPE DA POMBA

Em nome da verdade, os jornalistas Sebastião Nery e Hildegard Angel demoliram a “nova versão” da biografia de Dom Eugenio Salles, mostrando que ele apoiou o regime militar, jamais se insurgiu contra seus excessos e, se ajudou a salvar perseguidos pela ditadura, estes foram poucos, não os cinco mil apregoados pelo O Globo, onde o religioso escrevia artigos semanais.

A história da pomba sobre o caixão dele fez muito sucesso, mas ainda está muito mal contada. Nesta segunda-feira, em sua coluna no jornal O Tempo, de Belo Horizonte, o respeitado teólogo e parapsicólogo José Reis Chaves, chegou a dar uma explicação espiritualística ao curioso fenômeno:

“Realmente, no citado episódio não é Deus que desceu em forma de pomba, mas um espírito de Deus, falando em nome de Deus. É, pois, um fenômeno de efeito físico natural, como foi natural também e nada de sobrenatural o que aconteceu com a pomba que queria ficar no caixão do cardeal Eugênio Salles. Trata-se da manifestação de um espírito que gosta dele e de suas ideias, e que, por isso, se manifestou daquela forma“, afirmou.

Eu também pensava assim. Ao ver estampada no jornal a fotografia da pomba branca sobre o caixão do cardeal, na minha infinita ingenuidade julguei que poderia se tratar de uma manifestação divina. Fiquei entusiasmado, ia até escrever sobre o instigante tema.

Mas antes, tive um acesso de lucidez e resolvi pesquisar na internet e encontrei o video da pomba, que asssitiu com a máxima atenção. Surpreendentemente, a filmagem mostra que a pomba não apareceu por lá, pois foi levada por um funcionário da Cruz Vermelha. O video mostra também que esse piedoso fiel procurou o cinegrafista e até combinou com ele o voo da pomba, pois a imagem começa com foco na ave presa nas mãos dele, acompanhando quando a lança sobre o caixão, a apenas um metro de distância. E a pomba pousou lá em cima e ficou.

Quando eu era garoto, cai num golpe muito comum à época – a venda de aves e passarinhos “domesticados”, que ficavam pousados no dedo do vendedor. O vendedor pegava o pássaro e o colocava pousado no dedo do comprador, que o levava para casa e lá o pássaro fugia, por já ter se recuperado do “porre” que o vendedor lhe dera.

Ao ver o video, frustrei-me ao perceber que é esta a explicação lógica e factual para o caso da pomba. Quando começou a se recuperar do porre, ela voou para o teto da catedral e ficou lá, parada.

É muito triste tudo isso, fazendo com que pessoas de boa vontade sejam enganadas assim. Mas vamos em frente. Esse tipo de “armação” não deve diminuir a fé em Deus, pois quem a possui, seja de que forma for, deve mantê-la acima de tudo. Com certeza, porém, faz diminuir a fé nos homens, ao ver que são capazes de cometer esse tipo de baixeza religiosa. Que Deus os perdoe. 

O TEXTO 

O texto acima é da edição desta segunda-feira da Tribuna da Imprensa Online, de autoria do seu editor, o jornalista Carlos Newton. Achei válida a transcrição por que as imagens da pomba sobre o caixão do cardeal Eugênio Salles impressionaram a todos que as viram pela televisão. 

BASTA LAVAR 

Os brasileiros com dinheiro depositado em paraísos fiscais já estão em quarto lugar na lista que relaciona as maiores fortunas com esse destino. O governo brasileiro gostaria de contar com os calculados 540 bilhões de dólares nessas contas cifradas. Quem quiser trazer sua fortuna de volta ao Brasil bastaria lavá-la pagando 27,5% de Imposto de Renda. 

VOZ APOSENTADA (1) 

Quem não identifica a voz de Iris Lettiere avisando os passageiros dos vôos que chegam e saem de nossos aeroportos? Ela foi aposentada pela Infraero, depois de 36 anos falando aos passageiros. Ficará apenas com sua voz no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. 

VOZ APOSENTADA (2) 

Particularmente, este colunista achava a voz sensual demais para dar informações. Mais parecia anuncio de motel do que uma prestação de serviço que necessita de clareza e objetividade. Mesmo assim, Iris Lettieri foi uma grande apresentadora de rádio e de televisão e hoje, aos 70 anos, vai continuar trabalhando somente no Rio de Janeiro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.