Palestra encanta professoras do Hector Acosta

Apresentação estava incluída na programação da Jornada Pedagógica, realizada pela escola 

Nívea Desconsi usa a música para facilitar a aprendizagem de seus alunos

No terceiro dia de realização da 5ª Jornada Pedagógica da Escola Estadual de Ensino Médio Hector Acosta, foi realizada uma palestra com o tema: Oficina de Leitura e Produção Textual e Dicas de Redação para alunos de Ensino Médio. Ministrando a palestra, estava a professora Nívea Maria Pasinato Desconsi, que apresentou às professoras seu método de trabalho: músicas famosas com letras adaptadas ao conteúdo trabalhado em Língua Portuguesa, de autoria da própria Nívea, que utiliza esta metodologia em suas aulas no Curso Santanna. “As professoras conheceram as minhas músicas, cantaram, fizeram bastantes perguntas. Eu trouxe para elas o que deu certo nas minhas aulas para que elas possam aproveitar, como uma coletânea de textos com atividades para serem desenvolvidas em sala de aula. São dicas do que deu certo com meus alunos e que pode dar com os deles também”, afirma Nívea.

Outro método que a professora Nívea apresentou às professoras da Escola Hector Acosta diz respeito ao incentivo à leitura. “Para incentivar a leitura, o fundamental é encantar o aluno. Fiz minha monografia da pós-graduação nessa área e na pesquisa de campo, entrevistei mais de 100 alunos de diversas escolas daqui de Livramento, e o ponto-chave das entrevistas foi a perda, no Ensino Médio, do encanto que os fazia gostar de ler no Ensino Fundamental. O aconselhável é que as professoras façam ‘propaganda’ do livro, da história, incitando os alunos a ficarem curiosos para ler”, aponta Nívea.

Questionada se a utilização dos computadores e internet seriam prejudiciais ao hábito da leitura pelos adolescentes, Nívea afirmou que não. “Depende, se eles passarem muitas horas na internet, sim. Se largarem completamente o livro impresso prejudica, porque na internet eles leem muitas informações superficiais, como manchetes, redes sociais, e não se aprofundam no conteúdo”, afirma.

Outra maneira errônea de utilização da internet por parte dos alunos, segundo Nívea, é a cópia exata de textos para trabalhos escolares. “Copiar o material da internet para fazer um trabalho escolar é comum. Eles copiam até com erros e, muitas vezes, são informações sem sustentação teórica”, declara.

A maneira de controlar essa cópia desmedida, de acordo com a professora, é pesquisar o texto na internet: “Quando eu trabalhava em sala de aula, sempre escrevia a primeira frase do texto do aluno no Google, e, às vezes, o texto inteiro aparecia no resultado das pesquisas. Também fica mais fácil de descobrir essas cópias porque conhecemos o estilo de o aluno escrever, sabemos quais palavras fazem parte do seu vocabulário. Mas a internet ajuda muito a educação, no sentido de trazer coisas novas para a sala de aula. Acredito que o professor tem que ocupar esta tecnologia na sala de aula. O segredo é saber dosar”, explica.

A diretora da Escola Hector Acosta, Giovana Cantareli, explicou que a palestra não foi aproveitada somente por professores de Língua Portuguesa, mas por todos, uma vez que atinge todas as áreas, destacando a importância dos professores terem essa linha de ação, trabalhando todas as disciplinas juntas e a importância da leitura. “O professor tem que ler muito, ter uma bibliografia bem atual, transmitir esse amor e essa vontade de ler para o aluno. A professora Nívea é show, ela ama o que faz e consegue transmitir esse amor e essa competência para os alunos, cantando, tocando seu violão “rosa chiclete”. Ela consegue envolver seus alunos nessa área da leitura. E é esse encantamento que queremos trazer aos nossos alunos”, finaliza.

Nívea atualmente é professora no Curso Santanna, ministrando aulas de Língua Portuguesa nas turmas de preparação para o ENEM, vestibular, e preparatório para concursos.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.