Prefeito confirma divulgação da captação de recursos obtidos e total de gastos e investimentos desde 2005

Prefeito Wainer Machado confirma divulgação de relatório com recursos obtidos e aplicados nos sete anos

O prefeito Wainer Machado espera para a próxima quinta-feira um levantamento completo da movimentação financeira de suas duas gestões na administração municipal. Ele confirmou que estará realizando a divulgação de todos os recursos captados pelos projetos encaminhados pelo município às várias instâncias do Estado e da União desde 2005 até o fim do primeiro semestre de 2012. “Encomendei um relatório desde quando assumi a Prefeitura para que os munícipes fiquem sabendo, de forma muito clara e transparente, quanto esta gestão pagou de dívidas e quanto arrecadou em termos de receita, bem como projetos de captação junto ao governo federal, governo estadual, entre outras fontes, como emendas parlamentares dos deputados que trabalharam para Livramento ao longo dos último sete anos. Também vamos divulgar para onde foi esse dinheiro, que é o que as pessoas desejam saber. Cada valor e sua respectiva aplicação estarão sendo disponibilizados nesse relatório” – disse o primeiro mandatário municipal, salientando que, mais do que o dever de ofício, com a implementação da transparência pública, é positivo que cada contribuinte santanense tenha total conhecimento da movimentação financeira da Prefeitura Municipal. O relatório também será disponibilizado, para visualização da comunidade, no portal da Prefeitura na internet.

Um dia após ter feito uma manifestação sobre a realidade preocupante das finanças municipais, fazendo alusão aos sequestros de recursos em função da dívida contraída com o Pimes – além de ter relatado as outras despesas com dívidas anteriores – o prefeito Wainer Machado deixou claro que seu sucessor estará recebendo um município com as finanças em dia, de forma organizada – com as respectivas negociações realizadas.

Participando do programa Conversa de Fim de Tarde, ontem, Wainer Machado relembrou ter conversado com o governador Tarso Genro e com o secretário estadual da Fazenda, Odir Tonollier, a respeito da questão envolvendo os recursos que são retirados, por determinação judicial, do caixa da Prefeitura para pagamento da parcela do Pimes, todas as terças-feiras. “Estive em Porto Alegre, após ter conversado com o governador em sua visita para inauguração da Usina Eólica Cerro Chato, quando tentamos verificar qual a possibilidade de equalizar a situação. Conversei pessoalmente com o secretário Odir, da Fazenda, mas pouco é possível fazer, segundo entendi, pois trata-se de uma sentença transitada em julgado e, em tendo a possibilidade de receber um percentual maior – previsto na garantia feita pelo município na época do empréstimo, se o Estado receber os 3%, que era nossa vontade, estará deixando de receber um valor previsto por sentença transitada em julgado e pode haver entendimento das instâncias de controle que o Estado está abrindo mão de receita, o que legalmente, responsabilizaria o gestor” – explica o Prefeito, destacando que aguarda uma outra solução, que está sendo estudada pelo Estado Gaúcho.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.