Presidente do TRE-RS divulga números de pedidos de impugnação no RS

O presidente do TRE-RS, desembargador Gaspar Marques Batista, divulgou, na tarde de ontem (17), o número de pedidos de impugnações de registros de candidaturas recebidos pela Justiça Eleitoral gaúcha. Foram 849 pedidos, sendo 71 relativos a candidatos a prefeito, 49 a vice-prefeito, e 710 postulantes às vagas de vereadores. O anúncio foi feito em Ijuí, durante a abertura da 5ª edição do seminário “Eleições 2012”, uma iniciativa da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), que conta com a parceria da Justiça Eleitoral e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado (Sindirádio).

Batista também divulgou o número total de pedidos de registro no Estado: 28.441, sendo 1.171 para prefeito. Ao comentar o montante dos pedidos de impugnação, o presidente do TRE-RS considerou o número “alto” e afirmou que “os juízes eleitorais de primeiro grau terão muito trabalho para julgar todos os pedidos até o término do prazo estipulado pelo Calendário Eleitoral, que é o dia 5 de agosto”. O magistrado ressalvou, no entanto, que o pedido de impugnação não significa a impossibilidade da candidatura, sendo necessário aguardar os julgamentos dos registros.

Esta semana, o presidente também destacou aos magistrados e aos jornalistas que atuem de forma próxima, em busca do aprimoramento da democracia em nosso País.

A fala do presidente do TRE-RS ocorreu durante a abertura do 4º Seminário Eleições 2012, em Passo Fundo, na tarde desta segunda-feira (16).

O evento, que é uma promoção da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), conta com a parceria da Justiça Eleitoral e do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado (Sindirádio).

O objetivo do Seminário, que já contou com edições em Porto Alegre, Caxias do Sul e Canguçu, é esclarecer dúvidas dos profissionais de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.