Professores da rede estadual de ensino participam de jornada

Com palestras abordando temas do cotidiano dos profissionais, jornada está incluída no Programa de Valorização Profissional 

Professor Névio Faccin, da cidade de Santa Cruz do Sul

Na semana de 16 a 20 de julho, todas as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, e, neste contexto, as escolas da 19ª CRE, estarão reunidas em formação pedagógica, com a participação de 1927 professores, em programações organizadas pelas próprias escolas, com palestrantes contratados via Instituições Superiores, cujo aporte financeiro foi disponibilizado pela SEDUC. Com o objetivo de qualificar e valorizar a prática escolar, a Secretaria de Educação cumpre com o Programa de Valorização Profissional, facilitando assim a formação dos professores dentro do espaço escolar.

O professor Névio Faccin, um dos palestrantes, classificou a jornada como um diálogo de professor para professor. Falando sobre o Ensino Médio Politécnico, foi abordada desde a organização legal do ensino médio, a forma como escolas se estruturaram e estão se estruturando para isso. “Eu sou diretor de uma escola pública estadual em Santa Cruz, então explico como nós nos preparamos para esta organização e implementação, seja na estrutura de recursos humanos, planos de estudo, organização de base, a estrutura física da escola, a organizacional, entre outros pontos”, declara. Segundo o palestrante, a educação é sempre um tema desafiante, pois se lida sempre com pessoas e gerações diferentes.

Foram reunidas seis escolas, e cada uma recebeu uma verba do Estado, referente aos professores dos anos iniciais e ensino médio. “Juntamos esses valores para poder fazer um evento maior, com palestrantes de alto nível. Acredito que a jornada está sendo um sucesso, a avaliação de sábado foi muito positiva”, afirma a professora Maria Otilia, coordenadora pedagógica das escolas Nossa Senhora do Livramento e Alceu Wamosy, além de ser uma das responsáveis pela realização da formação dos professores. Participaram da formação os professores das escolas Professor Chaves, Alceu Wamosy, Julio de Castilhos, Cyrino Luiz de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento e Moisés Viana.

Segundo Maria Otilia, a importância de se realizar palestras é agregar conhecimento a professores que trabalham com alunos incluídos em sala de aula e nem sempre estão preparados para realizar esta função. “A gente tem que dar esta formação para poder cobrar dos professores um melhor trabalho. É dessa maneira, através de uma formação continuada de professores, que teremos uma melhor educação em nossa cidade, estado e País, além de ser uma forma de valorizar estes profissionais”, finaliza.

“A formação de professores e funcionários é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Departamento Pedagógico e uma das prioridades desta Gestão da SEDUC”, enfatiza Meire Torres Aguer Garagorry, Coordenadora da 19ª CRE.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.