Proerd forma pais e professores em mais um curso

Formatura aconteceu ontem à tarde e tem o intuito de instruir quem mais convive com as crianças e adolescentes

Solenidade aconteceu ontem à tarde na Sala Cultural da cidade e formou 23 pais e professores

Na tarde de ontem, nas dependências da sala cultural, cerca de 23 adultos receberam certificado de conclusão do curso do Proerd – Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência.

Em Sant’Ana do Livramento, este curso teve currículo voltado para pais e professores, contando com 40 horas de capacitação, divididas em 20 horas presenciais e 20 horas destinadas à realização de projetos pedagógicos junto às escolas.

De acordo com o mentor do programa na cidade, Luis Eduardo Couto Pereira, é o segundo ano de parceria com o Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas e a Secretaria Municipal de Educação e já foram formados cerca de 200 alunos.

Está previsto para o segundo semestre de 2012 o desenvolvimento de mais quatro capacitações. “Chegaremos ao fim do ano com uma média de 400 adultos formados pelo Proerd”, conta Luis.

Esse programa busca informar os alunos, incentivando-os a não se envolverem com drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. “O currículo da 6ª série, por exemplo, trabalha a autoestima. A pessoa que tem autoestima alta não vai se envolver com drogas e terá um poder de decisão bem maior do que aquela pessoa agressiva ou passiva, que tem mais tendência ao uso”, explica Luis.

Já são quase 9 mil alunos formados em Livramento desde o ano 2000, quando o projeto começou.

Desde 2010, foram incluídos os pais e professores nessa capacitação. “Tanto os pais, quanto os professores convivem diretamente com as crianças e adolescentes, e é importante que a escola e a Polícia Militar divida a responsabilidade com a principal base da sociedade, que é a família.

Dia 18 de agosto, no Ginásio Irajá, será realizada a formatura de 627 alunos. São alunos que desenvolvem trabalhos, juntamente com o policial que vai até a escola. “Durante um semestre inteiro, uma vez por semana, é ensinado todo um caminho de vida saudável para os alunos, evitando o consumo de drogas”, explica Luis.

A Brigada Militar desenvolve esse trabalho em todo o Rio Grande do Sul e somente as Polícias Militares podem desenvolver esse trabalho dentro das escolas. O instrutor é capacitado através de 110 horas/aula. Após essa capacitação, ele está apto a ir para a sala de aula trabalhar com as crianças e fazer essa atividade de prevenção.

Participaram do curso

“Eu achei bem interessante, porque eu tenho filho adolescente. O instrutor nos passou coisas que nem imaginávamos. Esse programa nas escolas, na minha opinião, é de extrema validade. Valeu a pena mesmo”, opina Silvia Bentim.

 

 

 

 

“O curso foi muito interessante, pois ensina a tratar com as crianças. Aprendi que a comunicação é o mais importante para detectar qualquer problema relacionado às drogas”, relata Rocio Escosteguy, mãe de um menino de 11 anos que também participa do Proerd.

 

 

 

 

Lecionando na Escola Municipal São Leopoldo, Simone Severo Serpa considerou importante participar dessa capacitação, tendo em vista que já ouviu alguns relatos no assentamento onde leciona. “Os alunos relatam histórias de casos de alcoolismo na família, ou seja, convivem com maus exemplos. Esse curso é bom pois aprendemos novas formas de abordar esse assunto com eles, não só com adolescentes, mas também com os pequenos”, explica.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.