Projeto de sustentabilidade da AES Sul realiza ações em Livramento

Espaço Ciência e Teatro Multimídia, denominados Planeta do Saber, integram as ações do projeto AES Sul na Comunidade

Seminário AES Sul na Comunidade foi realizado no dia 19 de junho, na Unipampa, com um público de 400 educadores

O Planeta do Saber será realizado em Sant’Ana do Livramento nesta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, com atividades de educação ambiental para o uso adequado da energia elétrica e temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades – água, lixo e mobilidade.

As visitas ao Planeta do Saber estarão abertas aos estudantes e professores das escolas estaduais e municipais de Sant’Ana do Livramento, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 17h, no Irajá Atlético Clube, na avenida Saldanha da Gama.

O Planeta do Saber é composto pelo Espaço Ciência e Teatro Multimídia. O Espaço Ciência é uma tenda com experimentos científicos e maquetes ilustrativas, onde o público conhece a prática das ações cujos conceitos como o processo de geração de energia, o ciclo da água, as questões da mobilidade, lixo e sustentabilidade, em geral, são apresentados.

Já no Teatro Multimídia, o espectador é convidado a participar de uma atividade cênica multimídia que objetiva estimular aspectos sensoriais e proporcionar questionamentos sobre a situação atual do planeta.

Na parceria firmada entre a AES Sul e a Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, foi formalizada a realização das ações no município, as quais foram apresentadas no Seminário Regional AES Sul na Comunidade, que aconteceu no dia 19 de junho, na Unipampa. O encontro reuniu 400 professores das escolas estaduais e municipais de Alegrete, Rosário do Sul, Quaraí, Sant’Ana do Livramento e Uruguaiana.

O Projeto AES Sul na Comunidade

O Projeto AES Sul na Comunidade envolve 39 municípios da área de concessão da empresa, levando às comunidades uma proposta pedagógica para o uso adequado da energia elétrica e os temas transversais água, lixo e mobilidade.

Os temas estão sendo discutidos e explorados nos municípios durante os Seminários Regionais – para autoridades e professores – e, durante as ações, denominadas Planeta do Saber, composto pelo Espaço Ciência e Teatro Multimídia com a participação dos alunos e professores. Para cada um desses públicos há uma forma de abordar os eixos temáticos do Projeto, com o objetivo de estimular a integração com as demais ações.

O primeiro Seminário AES Sul na Comunidade foi realizado em Santa Cruz do Sul, no dia 3 de maio, reunindo mais de 350 professores de Candelária, Encantado, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz e Taquari. O segundo Seminário aconteceu em São Leopoldo, no dia 29 de maio, e contou com a presença de 550 professores de Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Triunfo.

As ações do Planeta do Saber, que acontecem até o dia 28 de junho, foram realizadas em dez municípios, somando um público aproximado de 24 mil pessoas. “Com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 milhões, o Projeto deve envolver 150 mil estudantes e mais de oito mil professores em cerca de 160 ações”, informa Paula Fagundes de Lima, Gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Sul. O AES Sul na Comunidade será realizado de maio a dezembro de 2012 e as atividades envolvem a comunidade de forma gratuita, com distribuição do material didático.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.