Proposta de realização de três debates entre os candidatos

Claudemir da Rosa Silva (PC do B), Claudio Milan (PV), Fabricio Peres (PT), Henrique Bachio, Kamal Badra, Edis Elgarte, Sérgio Munhoz (PSDB), João Antônio Costa (PP) e Cesar Maciel (DEM) na reunião de ontem, na sede da RCC FM e A Plateia

Ontem, pela manhã, representantes de partidos políticos/coligações compareceram à sede da RCC FM e jornal A Plateia, sendo iniciado o processo decisório em relação aos espaços oportunizados às candidaturas e, principalmente, os debates que serão realizados. Na reunião, já foram entregues aos presidentes e representantes os ofícios requerendo as confirmações de participação por parte dos candidatos e seus vices. Os presidentes de partidos políticos, representando coligações, deliberaram, conjuntamente com o diretor da rádio e do jornal, Kamal Badra, acordando a realização de três debates, sendo dois deles para os candidatos à prefeitura e um destinado aos candidatos a vice. Também participaram da reunião o colunista da área política de A Plateia, Edis Elgarte, e o apresentador que estará encarregado da mediação dos debates, Henrique Bachio, da RCC FM. Foram apresentadas duas propostas de modelos de debates, uma formatada pela rádio Gaúcha AM, de Porto Alegre; e outra da RCC FM, utilizada nas eleições para a prefeitura de 2008. Os representantes partidários entenderam como melhor caminho mesclar as duas proposições e, a esse resultado, agregar outras ideias.

Desta forma, os debates terão sete blocos, sendo o primeiro destinado à apresentação de cada candidato, enquanto outros três terão pauta especificada e mais três blocos serão livres em termos de temática. Outro aspecto é a eliminação da tréplica, substituída por um comentário de outro candidato, que não aquele que perguntou e aquele que respondeu, alternativa essa aplicada como forma de dinamizar o debate. A partir das linhas gerais, traçadas na reunião da manhã de ontem, será redigido um regulamento dispondo sobre o funcionamento e a forma de desenvolvimento dos debates, o qual será encaminhado para os partidos que têm candidaturas à prefeitura. Eles terão um prazo para avaliação final e, vencida essa etapa, em não havendo modificações, os candidatos poderão se preparar para participação com base nesse regramento. O acordo entre os presidentes de partido e a direção da emissora estabeleceu a realização de 03 debates, no período entre agosto e outubro, sendo um deles destinado às pessoas ouvirem os candidatos a vice de cada uma das seis chapas que se apresentaram.Os outros dois, no início de agosto e ao início de outubro, têm como finalidade a exposição das propostas e opiniões dos candidatos a prefeito das seis forças políticas que disputarão o pleito de 7 de outubro. Oportunamente, serão divulgadas as regras, na íntegra, bem como os demais detalhes pertinentes ao desenvolvimento dos debates.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.