Coluna do Mainardi

Dinheiro para o campo

A chamada “agropecuária empresarial” receberá, neste ano agrícola, que se inicia agora em julho e vai até junho do ano que vem, o maior volume de recursos do Governo Federal. A presidenta Dilma Roussef, na semana passada, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, da qual participei, anunciou a destinação de R$ 115,2 bilhões de reais para investimentos e custeio, além da redução das taxas de juros de referência de 6,75 para 5,5%. No início do governo Lula, o Governo Central disponibilizava R$ 27 bilhões de reais para o Plano Agrícola e Pecuário. Portanto, houve, nos últimos 11 anos, um crescimento de aproximadamente quatro vezes no volume de recursos para o setor primário, o que significa o reconhecimento do papel estratégico da agricultura e da pecuária para a economia nacional.

Plano Safra Gaúcha

O governador Tarso Genro lança, no dia 22, o Plano Safra Gaúcho, em que anunciará, publicamente, as ações do governo estadual para o apoio aos grandes, médios e pequenos produtores de nosso Estado. Aliás, o Rio Grande do Sul é o único Estado a ter o seu Plano Safra.

Raiva Herbívora

Lançaremos, nos próximos dias, uma campanha de intensificação das ações da Secretaria da Agricultura na contenção da Raiva Herbívora. Ela se propaga a partir do ataques de morcegos em bovinos e eqüinos que, quando mordidos, acabam morrendo. Houve um crescimento da incidência neste ano em função do longo período de estiagem, o que acaba provocando a migração dos morcegos que necessitam de locais escuros e úmidos para se abrigarem. Vamos, além de intensificar a atuação dos dez Núcleos de Combate à Raiva, promover campanha de educação sanitária e de conscientização do produtor sobre o seu papel de descobrir esconderijos dos morcegos, comunicar à Inspetoria Veterinária do seu município e, se for o caso, atender a recomendação do Serviço Veterinário Oficial para vacinar seus animais.

Novos mercados para a agro-indústria

O Estado, que já tinha aderido, no ano passado, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), está ganhando um novo mecanismo de apoio às agro-indústrias. O governador Tarso Genro sancionou o projeto de autoria do deputado Edgar Pretto, que institui o Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF-RS. Um complementa o outro e ambos ampliam as possibilidades de comercialização de produtos processados em pequenas e médias agro-indústrias que, após auditadas pela Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, poderão comercializar a produção para além das fronteiras municipais. Também ganham os consumidores, que terão a garantia de adquirir produtos transformados em condições ideais quanto aos aspectos higiênicos e sanitários.

Sicredi opera o Mais Água, Mais Renda

No dia mundial do Cooperativismo, assinamos com o Banco Sicredi, convênio para operação do Programa Mais Água, Mais Renda. É mais um importante apoio que vai levar aos produtores gaúchos todas as vantagens que o Governo do Estado está oferecendo, através deste programa, para a implementação de sistemas de irrigação. Nossa expectativa é de atingir um bilhão de reais em financiamentos e, com isso, ampliar a área agrícola irrigada no Estado. O Governo Estadual subvenciona 225 milhões de reais, cobrindo até 30% do valor investido.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.