“Não tem cara de Brad Pitt, mas é argentino”. Maradona sobre a beleza de Messi

SUA EXCELÊNCIA O LADRÃO

Em plena guerra urbana que envolve a todos nós é um perigo danado para o cidadão reagir a um assalto. Todas as autoridades aconselham que devemos ser cordatos com os bandidos, não olhar para o seu rosto, não retrucar suas ofensas e se o senhor for assaltado no trânsito deixe as mãos no volante por que se o ladrão ver suas mãos, instintivamente ele vai ficar mais tranqüilo.

Tente comunicar-se, indicando claramente com antecedência cada gesto que for fazer. Se for tirar o cinto avise: “Vou tirar o cinto com esta mão, posso?” Se o ladrão ordena “passa a carteira”, informe que ela está no bolso do paletó e peça “posso tirá-la?” Caso a ordem seja “passa a bolsa” e a vítima fort mulher é bom a senhora ir dizendo “a bolsa está no banco de trás, você pega ou eu pego?” Se for ordenado a sair do carro, antes de abrir a porta diga: “Agora vou destravar a porta com esta mão, está certo?”

A bandidagem está tão por cima da nossa carne seca que já tem cartilha a favor dela, a qual se for desobedecida, sabe-se lá se não pagaremos com a nossa vida. Mas há exceções. Recentemente, uma senhora de 84 anos matou um bandido dentro de sua casa e só escapou de ser enquadrada na lei graças ao bom senso de uma promotora de justiça que sequer quis denunciá-la ao juiz.

Mas em São Paulo, um comerciante matou dois assaltantes que vacilaram na sua vigilância. Por ter feito um curso de tiro sabia manejar a arma que tinha em sua loja e acertou os dois marginais: um com cinco tiros e o outro com mais três. O comerciante foi indiciado por homicídio doloso e ficou um dia na cadeia tendo como companhia um pedófilo, um estuprador e um receptador. Para o delegado que indiciou o comerciante este era um criminoso porque atirou nos bandidos com a intenção de matá-los.

Quem faz curso de tiro pensa exatamente na sua defesa pessoal e para saber usar uma arma quando for a sua vez de fazer parte da estatística do crime. Mas há entendimentos da polícia que quem mata, mesmo em legítima defesa, é um criminoso e como em casos semelhantes o “matador” não foge, presta esclarecimentos e vai na delegacia corre o risco de ficar no xadrez por força de um flagrante.

Por isso, assim como nas cartilhas que nos recomendam postura ovina, alguma ONG em defesa do cidadão (são tão raras, já que ONG gosta mesmo é de defender bandido) precisará editar normas para quem mata em legítima defesa. Em países civilizados, legítima defesa é um dispositivo tão sagrado que o Poder Público não abre inquérito para não perder tempo, depois de comprovada a tese de direito de defesa.

PIB DIMINUIU

O Banco Central (BC) reduziu a previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano de 3,5% para 2,5%, conforme mostra seu Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quinta-feira. A estimativa está abaixo também do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2011, de 2,7% de alta, resultado considerado baixo.

QUEM FATUROU (1)

O deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP) tem uma avaliação sobre o já “célebre” encontro entre Lula e Paulo Maluf, na mansão deste último. Quem faturou mesmo foram o próprio Paulo Maluf e Luiza Erundina e Lula deu um tiro no pé.

QUEM FATUROU (2)

Ricardo Trípoli justificou sua tese assim: Maluf até zomba dos petistas e diz que Lula está à sua esquerda e Luiza Erundina porque abandonou a candidatura de vice na chapa de Fernando Haddad e ainda fatura uma imagem de política com ética.

STJ EXEMPLAR (1)

Carlinhos Cachoeira teve outro pedido de habeas corpus negado pelo STJ, desta vez pelo ministro gaúcho Gilson Dipp. A presidência da Casa será ocupada pelo ministro Felix Fischer, brasileiro naturalizado, nascido em Hamburgo, Alemanha. Toda a sua vida jurídica esteve liga ao Paraná, onde fez carreira no Ministério Público.

STJ EXEMPLAR (2)

O ministro Felix Fischer veio para o Brasil quando era criança e traz na sua formação de cidadão os referenciais éticos das famílias alemãs. Isso significa que o STJ vai permanecer nas mãos de um homem decente, como se espera de um tribunal da importância daquela casa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.