Emater/RS-Ascar assina termo de cooperação técnica com instituição uruguaia

Seminário sobre Pecuária Familiar aconteceu durante todo o dia de ontem nas dependências do C.T.G. Presilha do Pago, em Sant’Ana do Livramento

Seminário uniu em Livramento ontem os técnicos da Emater, pelo lado brasileiro, e do Plan Agropecuário, do lado uruguaio

A Emater/RS-Ascar e o Instituto Plan Agropecuário (IPA), do Uruguai, firmaram, na quinta-feira, um termo de cooperação técnica interinstitucional para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e capacitação técnica de forma mútua.

O ato foi realizado durante o Seminário Técnico Sustentabilidad de la Ganadería Familiar em el País Gaucho, realizado no CTG Presilha do Pago, no município de Sant’Ana do Livramento. Uma das principais metas do convênio é a atuação no âmbito da pecuária familiar – atividade comum aos dois países e que compreende a criação de gado de corte e ovinos em campo nativo com o trabalho, basicamente, feito pela família.

Seminário

O Seminário Técnico Sustentabilidad de la Ganadería Familiar en el País Gaucho teve início pela manhã, com uma apresentação feita por representantes da Emater/RS-Ascar e IPA sobre a atuação, trabalho desenvolvido, públicos atendidos e estrutura administrativa das duas instituições.

À tarde, o IPA apresentou a palestra Indicadores de Sustentabilidade para a Pecuária Familiar: Construção e Aplicação, que abordou a atividade a partir da análise das dimensões econômica, social e ambiental.

O trabalho, baseado no conceito de desenvolvimento rural sustentável, defende que um indivíduo tem a possibilidade de auferir renda através da produção rural, com qualidade de vida e permitindo que as futuras gerações possam, a partir de uma proposta de preservação do meio ambiente, continuar produzindo.

A programação teve continuidade com a apresentação, por parte de técnicos da Emater/RS-Ascar, do RS Biodiversidade – programa estadual que busca a conservação da biodiversidade mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e do uso sustentável da biodiversidade, com vistas ao desenvolvimento regional.

Na região, o trabalho está voltado à conservação dos campos nativos que compõem o Bioma Pampa.

O Seminário foi finalizado com uma atividade em conjunto que deu o pontapé inicial para o planejamento de atividades futuras do convênio. “Saio daqui motivado e convencido de que este convênio já começa no caminho certo”, finalizou Paulus.

O evento também contou com a participação da diretora de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Estefania Damborearena.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.