PTB de Livramento relembra os 57 anos da morte de Getúlio Vargas

Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954

O presidente da Comissão Provisória do PTB em Sant’Ana do Livramento, Solimar Charopen, o Ico, em nome dos vereadores e de todos os membros do Partido em Sant’Ana do Livramento, presta sua homenagem à memória do ex-presidente Getúlio Vargas, neste 24 de agosto, relembrando os 57 anos de sua morte nos distantes idos de 1954.

Getúlio Dornelles Vargas, figura ímpar na política e na história da nação brasileira, nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes se caracterizaram pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo, foi promulgada a Constituição de 1934. Fechou o Congresso Nacional em 1937, quando então instalou o Estado Novo.

Realizações

Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

Getúlio Vargas investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Ico Charopen destaca que Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infraestrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros. De igual forma, a criação da Petrobras, em 1953, durante o governo do Presidente Vargas, foi fruto de uma campanha que se iniciou um bom tempo antes, e a frase “o petróleo é nosso” proferida pelo Presidente, tornou-se o lema da Petrobras, que hoje é uma das maiores empresas petrolíferas do planeta.

“Também em nosso município, a contribuição do trabalhismo se fez ver nas realizações de vários governantes, os quais espelhados nos princípios do trabalhismo histórico, deixaram marcas indeléveis na vida e na história de nossa comunidade santanense”, ressaltou Ico Charopen.

“E para utilizar e fazer eco a mais uma das tantas sabias palavras proferidas por Getúlio Vargas, faço também minhas aquelas onde ele disse: – Não distingo, na valorização do esforço construtivo, o operário fabril do técnico de direção, do engenheiro especializado, do médico, do advogado, do industrial ou do agricultor. O salário, ou outra forma de remuneração, não constitui mais do que um meio próprio a um fim, e esse fim é, objetivamente, a criação da riqueza nacional e o surto de maiores possibilidades à nossa civilização -”, concluiu Charopen.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.