Técnicos do Serviço de Inspeção Municipal de Santa Cruz visitam Livramento

Equipe formada por duas médicas veterinárias e um técnico agrícola esteve na cidade para trocar experiências com profissionais que atuam no mesmo segmento

O encontro deverá servir para a implantação de experiências bem sucedidas

Recentemente, estiveram em Sant’Ana do Livramento a Coordenadora do SIM – Serviço de Inspeção Municipal de Santa Cruz do Sul/RS e sua equipe, composta pela veterinária Amanda Fripp Hellfeldt, a veterinária Jaqueline Inez Hoffman e o técnico agrícola Moises Josiel Mora.

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho desenvolvido pelo SIM de Livramento junto às Agroindústrias de produtos de origem animal, bem como a troca de experiências nessa área.

Os visitantes foram recebidos pelo Secretário Municipal de Agricultura, Ronaldo Soares Vicente, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos Serviços de Inspeção Municipais no desenvolvimento da cadeia produtiva de produtos de origem animal e também frisou a importância deste intercâmbio de realidades e conhecimentos, para o desenvolvimento das agroindústrias municipais.

Também salientou o incentivo municipal através da Lei Municipal nº 5813, de 6 de junho de 2010, que trata do pagamento de horas técnicas para os Responsáveis Técnicos para as agroindústrias registradas junto ao SIM/Livramento, que hoje já abrange 19 agroindústrias.

Após, começaram os trabalhos, quando o coordenador do SIM/Livramento, o veterinário Ariel Duarte Lima, explanou sobre o trabalho realizado com as agroindústrias locais, destacando a grande evolução higiênico-sanitária nos últimos quatro anos, das agroindústrias locais. Ele salientou que esta evolução levou à geração de cerca de 400 empregos diretos e indiretos nesta área, com um investimento feito pelas 42 agroindústrias locais, de aproximadamente R$ 3.000.000,00. Mas também ressaltou as dificuldades enumeradas pelas próprias agroindústrias, onde aparecem entre os principais problemas enfrentados, as dificuldades financeiras, a burocracia para a regularização da situação das agroindústrias, a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade de acesso a equipamentos e a novas tecnologias.

Após, o veterinário Paulo Reck, e as tecnólogas em agroindústria, Natalia Lunkes e Franceli Barbosa, acompanharam os visitantes às agroindústrias locais, fábrica de embutidos São João, Costelão e J.I. Carnes e à fábrica de laticínios CJM Gonçalves. Ao fim, Amanda, Coordenadora do SIM/Santa Cruz, declarou: “Parabenizo o SIM/Livramento pelo trabalho realizado e a estrutura administrativa montada. Levamos para Santa Cruz bons exemplos de agroindústrias simples, mas enquadras dentro da legislação”.

O objetivo principal do SIM/Livramento é a adesão ao SISBI/POA, que para tanto já sofreu uma primeira auditoria oficial do Ministério da Agricultura, em abril deste ano, quando este apontou correções administrativas e operacionais que devem ser implantadas para a próxima auditoria, que deverá ser realizada na primeira quinzena de julho. Esta adesão trará a possibilidade das empresas, que devidamente enquadras sanitariamente e indicadas pelo SIM/Livramento, possam vender seus produtos em todo o Brasil.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.