Capacitação da rede de proteção da criança e do adolescente tem continuidade hoje

Revisão do Plano Operativo Local de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o tema

Sala Cultural sedia mais uma etapa do programa de enfrentamento

Tem início na manhã de hoje, na Sala Cultural, o módulo II do Programa de Capacitação da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Livramento. O módulo II trata da revisão do plano operativo local de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento acontece hoje, durante todo o dia, e tem continuidade na manhã desta sexta-feira, com diversas atividades que podem ser conferidas no gráfico em anexo à matéria. No primeiro módulo, realizado em maio, nos dias 7 e 8, foram tratados conteúdos específicos para a rede de proteção de Sant’Ana do Livramento, com duração de 20h/aula.

Odila Paese Savaris palestrará sobre o tema “Nossas Riquezas”, nesta sexta

O temário “Nossas Riquezas”, para os Festejos Farroupilhas 2012, foi apresentado e aprovado no 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no mês de janeiro deste ano, na cidade de Pelotas. A sua proponente foi Odila Paese Savaris, que estará na pró-xima sexta-feira, dia 15 de junho, às 19h, no auditório do 2º RPMon da Brigada Militar. O evento faz parte da programação dos Festejos da Semana Farroupilha de Sant’Ana do Livramento, sobre o tema: “O Rio Grande do Sul, inicialmente habitado pelos índios, foi povoado oficialmente a partir de 1737”.

“Todos aqueles que aqui chegaram, contribuíram para a formação do gaúcho, nos deixando um legado que fazemos questão de vivenciar e preservar. Estes bravos, vindos de muitos lugares, trouxeram consigo a determinação e a vocação para o trabalho. Não encontraram riquezas como o ouro e a prata, mas as belezas naturais e as manadas de gado e cavalos xucros. As riquezas do nosso Estado, além daquelas da própria natureza, são fruto do trabalho e do espírito empreendedor da população que se formou pela miscigenação de raças e origens as mais variadas. O temário dos Festejos Farroupilhas deste ano tem a pretensão de poder despertar nas entidades tradicionalistas, nas escolas, e em toda a sociedade, o interesse pelo estudo e pela divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul”, destaca a palestrante.

Cada município ou cada Região Tradicionalista poderá selecionar aqueles aspectos que mais o caracterizem. Isso favorecerá a compreensão da geografia, da história e do potencial econômico que o uso das “riquezas” possibilita. “Rendemos homenagem à mãe natureza, pelas maravilhas da nossa paisagem geográfica, e ao povo sul-riograndense pelas riquezas que criou e pela cultura que cons-truiu”, completa.

O convite da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha é extensivo à comunidade em geral, a professores, alem, é claro, de todos os tradicionalistas de nosso município que tenham interesse pela nossa cultura e em fazer, a cada ano, um desfile temático mais elaborado.

1º dia – 14 de junho de 2012 – manhã

8h – Recepção.

8h30 – Abertura com a poesia Lua Nova Demais, de Elisa Lucinda, atriz e poetisa.

9h – Orientação para o trabalho nas oficinas, por eixos do plano nacional, para a revisão do plano operativo de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes (POL).

9h30 – Distribuição dos participantes para as oficinas, segundo os eixos do plano.

9h45 – Intervalo para o café.

10h – Oficinas – parte I – revisão do plano operativo de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes (POL).

A coordenação e a relatoria nas oficinas será res-ponsabilidade dos integrantes da comissão de monitoramento do POL dos respectivos eixos.

12h – Intervalo para almoço.

1º dia – 14 de junho de 2012 – tarde

13h30 – Continuação das oficinas de revisão do POL.

15h30 – Intervalo para o café.

15h50 – Oficinas – parte II – rodízio nas oficinas pelos relatores de cada eixo para apresentação das propostas (10 minutos em cada oficina).

16h50 – Oficinas – parte III – retorno às oficinas de origem para apresentação das considerações e ajustes no plano, segundo o eixo.

17h50 – Entrega do POL revisado, segundo o eixo.

18h – Encerramento das atividades do 1º dia.

2º dia – 15 de junho de 2012 – manhã

08h30 – Apresentação em plenária do POL revisado, segundo os eixos do plano nacional, pelos relatores das oficinas (integrantes da comissão de monitoramento do POL).

09h20 – Debate em plenária para ajuste final do POL.

10h – Intervalo para o café.

10h30 – Apresentação em plenária do plano ope-rativo local pela comissão de monitoramento do POL e assinatura do pacto de Sant’Ana do Livramento para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, pelas autoridades do poder público e da sociedade.

17h – Encerramento do módulo II.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.