Corpo de Bombeiros alerta sobre os riscos do uso de aquecedores no inverno

Comandante da Seção de Combate a Incêndios do 10º CRB fala sobre os principais cuidados com o uso de equipamentos para aquecer as residências

O frio intenso registrado nos últimos dias em Livramento está obrigando os moradores a utilizarem alternativas para aquecerem suas moradias, como fogões a lenha, aquecedores elétricos, lareiras, entre outros. Mas junto com estas alternativas, também vem o perigo dos incêndios, que tendem a aumentar neste período do ano, se não forem tomadas medidas de segurança, segundo informa o Corpo de Bombeiros.

Comando

O comandante da 1ª Seção de Combate a Incêndios do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros, tenente José Henrique Martins Rodrigues, destacou neste fim de semana, onde estão os principais perigos dentro de casa, com as baixas temperaturas.

Dentro das principais orientações está o cuidado na utilização de aquecedores elétricos e estufas a gás, pois algumas ocorrências de incêndios já aconteceram, em razão da falta de cuidado com esses equipamentos.

Outra questão é a falta de limpeza nos canos de fogões a lenha e canos de lareiras.

Orientações

Tenente Martins, comandante da Seção de Combate a Incêndios do 10º CRB em Livramento, destaca os principais cuidados para evitar acidentes dentro de casa:

Aquecedores e estufas

Os acidentes ocorrem porque estes aquecedores são colocados, ou posicionados muito próximos a materiais combustíveis, como ocorreu no passado em uma creche de Uruguaiana, quando uma capa de material sintético foi colocada próximo ao aquecedor elétrico.

Braseiros

Ainda hoje, algumas pessoas tendem a utilizar braseiros dentro de casa e este tipo de aquecedor tem dois tipos de risco para o morador. O primeiro é da intoxicação pelo monóxido de carbono que é liberado durante a queima do carvão e o outro é o incêndio pela queda da brasa no chão ou em algum tipo de material combustível.

Limpeza de chaminés e canos

Outro cuidado muito importante para quem utiliza fogões a lenha e lareiras é com relação à limpeza interna dos canos ou chaminés, pois com o tempo acaba ocorrendo o acúmulo da fuligem e diminuindo a passagem da fumaça pelos canos e ocasionando o aquecimento excessivo destas tubulações.

Isolamento

Além deste aquecimento, motivado pela falta de limpeza pelos canos, também é necessário o cuidado pela isolação do cano que passa pela parede de madeira ou pelo forro da casa. O aquecimento excessivo acaba provocando o incêndio.

Campo

Outra preocupação do Corpo de Bombeiros neste período do ano é com relação aos incêndios em campo, pois a ocorrência de geadas e a falta de chuva tornam a pastagem seca, muito propícia para incêndios. Então é importante que a comunidade cuide para não jogar no chão resto de cigarros ou outro tipo de material combustível, como vidros e restos de óleos.

Lençol elétrico

Esta é outra preocupação que se deve ter, pois com o tempo de uso os filamentos desta coberta acabam se rompendo e podem provocar acidentes. Então é necessário realizar a troca deste tipo de equipamento e procurar não dormir com ele ligado.

Sobrecarga elétrica

O frio também provoca a utilização de vários equipamentos elétricos ligados ao mesmo tempo dentro de uma residência, como chuveiros potentes, aquecedores, ar condicionado e outros. É preciso que o morador fique atento quanto à sobrecarga da rede elétrica da casa, a qual muitas vezes não está preparada para isso. O que fazer? Consultar um eletricista ou então evitar o uso de vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.