População do Bairro Carolina recebe o projeto social Urcamp na Comunidade

Centenas de atendimentos foram registrados pelos serviços gratuitos oferecidos pela Urcamp e entidades parceiras na Escola Municipal Carrossel, de Sant’Ana do Livramento

Evento foi voltado totalmente à comunidade

A tarde ensolarada do último sábado, 2 de junho, favoreceu as centenas de atendimentos realizados pelo projeto Urcamp na Comunidade, na Escola Municipal Carrossel, localizada no Bairro Carolina, em Sant’Ana do Livramento. Professores e alunos dos cursos de graduação da instituição, assim como as entidades parceiras da iniciativa, vestiram a camiseta e abraçaram a causa social de levar orientações e inúmeros serviços de assistência totalmente gratuitos à comunidade.

A terceira edição do projeto Urcamp na Comunidade contou com a participação dos cursos de Informática/Sistemas de Informação, que levou orientações sobre rede elétrica e internet; Engenharia Civil, que orientou sobre a aquisição da casa própria, divulgando o programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal; Letras, que levou recreação; Direito, que disponibilizou o Núcleo de Prática Jurídica e Mediação de Conflitos; Administração e Ciências Contábeis, que orientaram sobre como fazer

Um dos serviços essenciais prestados à comunidade foi o Cartório

currículo, além de dicas sobre o programa Microempreendedor Individual, entre outros serviços. A iniciativa contou como parceiros com a Ótica Ponto de Vista; com testes de visão; a Unimed, com equipe de saúde e ambulância; a Secretaria Municipal da Saúde, com vacinas e medição de pressão arterial; a Justiça Eleitoral, com a urna eletrônica e orientações sobre título eleitoral; o Cartório de Registros de Imóveis, além do Fórum da Justiça Estadual e Federal, entre outros.

Em sua terceira edição, o programa mostrou estar cada vez mais fortalecido nas suas bases de levar a Universidade e seus serviços à população. Segundo a pró-reitora Iara Lappe, o projeto superou as edições passadas em visitação de público, novos parceiros e participação ativa dos estudantes das graduações da Universidade. “O projeto, a cada edição está maior, reunindo não somente a comunidade e a Universidade, mas também trazendo novos parceiros e oferecendo novos serviços, ampliando, assim, o número de atendimentos. Sem essa integração de todos os envolvidos, não teríamos esse êxito que

Entre os participantes, integrantes do curso de Informática

alcançamos. Esse sucesso da 3ª edição é resultado do trabalho, dedicação e envolvimento dos professores, alunos, parceiros e comunidade. Estão todos de parabéns”, afirma a pró-reitora, informando que um novo bairro da cidade já solicitou o projeto e deverá ser atendido no prazo de 40 dias. “Já recebemos uma nova solicitação da comunidade que, em breve, estaremos divulgando e onde estaremos realizando, ainda neste semestre, o atendimento”, afirma a professora Iara Lappe, satisfeita com o resultado.

Para a professora do curso de Direito, Sílvia Gougeon, coordenadora do projeto, a circulação de pessoas que passaram por todos os serviços instalados nas salas de aula da Escola Carrossel superou a expectativa. “Realmente, esta edição contou com uma maior participação por parte da comunidade, que se mobilizou para trazer seus familiares até a escola Carrossel e recebeu atendimento nos inúmeros serviços disponibilizados. Fico contente que a comunidade soube aproveitar esta oportunidade, buscando atendimento em todos os postos montados na escola”, destaca a professora

Ciências Contábeis e Administração também fizeram parte desta iniciativa

Silvia Gougeon, também coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Urcamp.

A Juiza do Fórum da Justiça Estadual, Carmen Lúcia Santos Fontoura, participou pela primeira vez do projeto e enfatizou a importância de iniciativas como essa, assim como o Ronda da Cidadania, de contar com o apoio da própria comunidade em divulgar a atividade em seu bairro. “É a primeira vez que participo desta iniciativa e estou certa da importância de ações como esta, assim como o projeto Ronda da Cidadania, trazendo o judiciário para se integrar à comunidade, dando orientações sobre carteira de identidade, registro de nascimento, entre outros assuntos que foram encaminhados aqui mesmo. Saímos todos ganhando ao levarmos a cidadania até as comunidades mais carentes. A Urcamp está de parabéns pelo projeto”, observa a juíza, que está à frente da organização da próxima edição do projeto Ronda da Cidadania. Iniciativa que presta também serviço gratuito e voluntário à comunidade carente. “O projeto da Corregedoria Geral da Justiça, Ronda da Cidadania, que teve a Dra. Mirtes Blum à frente, terá continuidade em julho. Está agendado para o dia 1º de julho, na Vila Santa Rosa. Já contamos com o apoio da Urcamp nessa iniciativa”, enfatiza a magistrada, dizendo que o Ronda da Cidadania reunirá também serviços da iniciativa privada, além do público.

A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Carrossel, Tereza Salgado Simas Soares, conta que a iniciativa foi um presente para os moradores do Bairro Carolina. “Estamos todos muito felizes com a realização desse projeto na nossa escola. Nos sentimos todos valorizados, pois é um reconhecimento da nossa comunidade. Só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse projeto que fez desse dia um dia muito feliz para todos”, diz a professora, contente com os atendimentos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.