Obra de professores da Unipampa, “Fronteiras em Movimento”, será lançada em breve

Livro foi organizado pelo professor Fábio Régio Bento e reúne uma série de artigos dos docentes da Universidade Federal do Pampa, e de pelo menos um aluno do campus Livramento

O professor Fábio Régio Bento apresenta mais um trabalho à comunidade

As diversas formas de ver, cruzar, sentir, observar e viver a vida em localidades situadas em zona de Fronteira. Através de artigos escritos com a participação de um grande número de professores da Universidade Federal do Pampa, todos lotados no campus de Sant’Ana do Livramento, os leitores poderão entender o funcionamento desta faixa de terra. O livro “Fronteiras em Movimento”, organizado pelo professor Fábio Regio Bento, deve chegar ao mercado em poucos dias e deverá se transformar e uma ferramenta para quem tem interesse em entender a proximidade entre duas cidades.

O Livro

“Fronteira significa espaço entre sujeitos diferentes que se encontram. Sujeitos diferentes são sujeitos com identidades específicas. Estados são sujeitos coletivos com identidades específicas. Porém, todos os sujeitos coletivos possuem bordas de suas identidades. As bordas são os lugares limite da identidade específica de sujeitos coletivos. E o que acontece quando bordas diferentes se encontram? Pode ocorrer conflito, integração, indiferença.

Este livro trata sobre as relações nas bordas entre sujeitos coletivos diferentes, um livro sobre as experiências e possibilidades de integração e conflitos em regiões de fronteira. As regiões de fronteira são, sobretudo, as bordas físicas, geográficas entre Estados diferentes. Mas fronteiras físicas não são as únicas, mesmo sendo as mais relevantes nos estudos de fronteiras. Quando um universitário cristão estuda junto com um budista, um muçulmano, um agnóstico, um ateu, em uma mesma sala, temos, em tal caso, uma experiência de fronteira, de proximidade de bordas entre sujeitos diferentes, representativos de coletividades específicas. Leitura fundamental para estudantes e professores, gestores públicos e administradores preocupados com questões fronteiriças e para profissionais da diplomacia”, salienta Fábio Bento.

 

 

 

Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.