Escola Silvio Ribeiro é palco de mais um Escola Aberta

Primeiro encontro regional do programa contou com a presença de três coordenadorias de educação

A professora Jeciane de Oliveira, da SEDUC de Porto Alegre

Tendo iniciado no Estado do Rio Grande do Sul em 2003, o Programa Escola Aberta para a Cidadania foi instituído em 2007 como Política Pública do Governo do Estado e já é reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) por promover a socialização, qualidade na educação e trabalhar pela cultura da paz.

 

No último sábado, dia 2, aconteceu o 1º Encontro Regional do Programa Escola Aberta, na Escola Silvio Ribeiro, destinado à qualificação de oficineiros, monitores e diretores do programa. Participaram do encontro nove escolas da cidade e três Coordenadorias Regionais de Educação: 10ª (Uruguaiana), 13ª (Bagé) e 19ª (Sant’Ana do Livramento).

De acordo com Rute Santana, supervisora do Programa Escola Aberta na cidade, a iniciativa visa tirar as crianças de situações de risco, principalmente a vulnerabilidade social a que estão expostas. “Buscamos atingir esse objetivo através de oficinas pedagógicas, de esporte, geração de renda, artesanato, entre outros”, explica Rute.

Importância

De acordo com Rute, o projeto é de grandíssima importância, uma vez que se obtém retorno do aluno dentro da sala de aula. “No programa, trazemos a comunidade para a escola e os alunos também participam de atividades incentivadoras, o que melhora o rendimento deles em sala de aula”, comemora.

A professora Jeciane de Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado, vinda de Porto Alegre especialmente para o evento, enumera também os benefícios recebidos pela comunidade com o programa. “Com o programa, é possível conquistarmos a diminuição da violência, conquista de valores, descoberta de talentos, cidadania e melhor desempenho escolar”.

Rute Santana, supervisora do Escola Aberta, Coordenadora Meire Garagorry e Luciana Correa, coordenadora do Programa Mais Educação

Objetivos do Programa Escola Aberta

 

- Abrir as escolas nos fins de semana;

- Reduzir os índices de violência;

- Promover o desenvolvimento de uma cultura para a paz;

- Desenvolver atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e de lazer;

- Melhorar a qualidade de ensino;

- Priorizar o protagonismo juvenil;

- Contribuir para a construção do exercício pleno da cidadania na sociedade gaúcha;

- Realizar a integração com as famílias dos alunos e a comunidade;

- Proporcionar aos alunos condições justas de disputa na sociedade, tornando-os cidadãos dignos e felizes, através da participação, da redução da violência e da inclusão social.

Focos

- Jovem – situação de vulnerabilidade social;

- Escola – mais atrativa, de qualidade e mais atuante;

-Comunidade – participação e corresponsabilidade

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.