Campeão catarinense rompe a tradição de quatro anos e vence invicto a Copa das Nações

Evento esportivo internacional foi realizado em Livramento, na sua 4ª edição

Felipe Menna Barreto rompeu uma tradição e promete o bicampeonato para 2013 na V Copa das Nações

Jogador de ano bissexto – assim começou a ser chamado jocosamente o jovem Felipe Menna Barreto, da cidade catarinense de Jundiaí. Acontece que ele, dentre dezenas de mestres (argentinos, uruguaios, venezuelano e um italiano), além de seus compatriotas (gaúchos, carioca e de diversas cidades da região do Rio Grande do Sul), não se intimidou, tampouco levou em consideração a tradição de que até o momento nenhum brasileiro havia vencido um torneio internacional aqui em Sant’Ana do Livramento. As três últimas edições deste grande evento, apoiado exclusivamente pela Fundergs e Secretaria Estadual do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, na ordem – foram vencidas por um uruguaio, um argentino e no ano passado o vencedor foi um espanhol. Aí residia a grande dificuldade do catarinense. A cada rodada, ou ele era fritado na frigideira ou cairia no fogo. Estas analogias sintetizam exatamente a dificuldade e o equilíbrio que foi a disputa da IV Copa das Nações de Xadrez Internacional, disputada recentemente na Fronteira da Paz, mas que antecipadamente recebeu participantes e excursões de todos os lugares, inclusive da Europa, com destaque para o enxadrista Italiano Paolo Lara, da cidade Florência, que veio em substituição do mestre internacional Sérvio Dragan Stamenkovic e do venezuelano Dirley Martinez de Maracaibo.

Mas no evento não foram apenas os enxadristas e mestres que se destacaram. Estiveram presentes dois representantes do executivo rio-grandense no Hotel Palace, local onde foram disputados todos os jogos no melhor estilo e padrão dos grandes torneios internacionais que apenas acontecem na Europa, quando a organização literalmente fecha o hotel e hospeda apenas jogadores e comissão de arbitragem fornecendo a título de cortesia todas as alimentações (almoços, jantares e cofee-breack). A presença da senhora Luciane Marques Marques (Secretária do Gabinete na Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer) e do senhor Artêmio Bueno (assessor do secretário Estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe Neto) conferiu notoriedade ao evento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.