28 de Maio: Dia Internacional de luta pela saúde da mulher

Trabalho desenvolvido pelo programa Paism em Livramento já atendeu 30 mil mulheres no município

Cely de Almeida, coordenadora municipal do Paism

Hoje, 28 de maio, é dia internacional pela luta da saúde da mulher e dia nacional de redução da morte materna. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi tirado em uma reunião da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (RMMDR), realizada no V Encontro Internacional sobre Saúde da Mulher, na Costa Rica, em maio de 1987. Em 1988, o governo brasileiro determinou este mesmo dia como a data nacional para combate à morte materna, instituindo a comemoração neste mesmo 28 de maio, do Dia Nacional de Redução da Morte Materna.

Pesquisas revelam que as mulheres vivem mais que os homens porque cuidam melhor da sáude, fazem mais consultas e exames preventivos. Porém, a atenção à saúde da mulher, na história das políticas de saúde no Brasil e no mundo, tem sido reduzida, em grande parte, aos parâmetros da atenção materno-infantil e, mesmo assim, frequentemente, relegada a segundo plano.

Livramento

Mutirão da Saúde, organizado pelo programa junto a secretarias municipais, oportunizou atendimento individualizado às famílias

Sant’Ana do Livramento possui um atendimento diferenciado voltado às mulheres. Desde a sua criação, a metodologia de trabalho do Centro de Referência da Mulher professora Deise, vem envolvendo ações e incidência política junto às diferentes instâncias públicas do país visando garantir o acesso e assistência à saúde integral das mulheres e assegurar os direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos das mulheres.

O programa Paism (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher) foi implementado no município no mês de março de 2005. Segundo a coordenadora municipal do programa Cely Almeida, 30mil mulheres já foram atendidas pelo programa e dessas 30, 14 mil já receberam visitas a domicílio.

“O programa tem como objetivo levar informações com relação à saúde a todas as mulheres do município.”- comentou a coordenadora. O Paism é coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama e acompanhado pela Coordenadoria Municipal da Mulher.

O programa é integrado pelas agentes da saúde da mulher, que tem a tarefa de visitar todas as casas de Livramento para levar informações às mulheres sobre 09 áreas da sua saúde e realizar um levantamento da realidade social de cada uma.

Conforme Cely o objetivo do programa, que não é apenas levar informações às mulheres assistidas, mas agilizar a prestação de serviço à mulher na rede de saúde municipal está sendo atingido na sua plenitude. “Procuramos levar em conta as especificidades das mulheres e as diferentes fases de suas vidas, estamos fazendo um trabalho contínuo que está tendo como foco as nove áreas que são a amamentação, o câncer de colo de útero e mama, o climatério, DST Aids, Pré Natal, Planejamento familiar, violência doméstica e sexual, gravidez na adolescência e pré-natal.”- avaliou.

A sede do programa é no Centro de Referência da Mulher professora Deise.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.