Leilão para novos projetos eólicos é transferido para o mês de outubro

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (DOU) duas portarias definindo as datas dos leilões de compra de energia provenientes de novos empreendimentos de geração, denominados A-3 e A-5. Segundo a publicação, os pregões serão realizados em outubro, no dia 11, o que significa, na prática, que os santanenses e municípios da região terão que aguardar mais alguns meses até que a concorrência aprecie os projetos do interesse de Sant’Ana do Livramento. O leilão A-3 – que estava previsto, inicialmente, para 28 de junho – foi marcado para o dia 11 de outubro, para início de suprimento de energia elétrica a partir de 1º de abril de 2015. E o leilão A-5, antes previsto para agosto, será realizado no dia 25 de outubro, para início de suprimento de energia em 1º de janeiro de 2017.

Os leilões de energia A-3 e A-5 foram adiados por causa de atraso no licenciamento ambiental e da baixa procura, segundo informou o ministro interino de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, ao participar da cerimônia de posse de dois diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Também presente à cerimônia, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, confirmou a informação do ministro sobre a falta de demanda para o leilão A-3 e os problemas para obter o licenciamento de todas as hidrelétricas do leilão A-5.

Segundo o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmerman, o governo foi procurado por “agentes”, entre os quais geradores, pedindo mais tempo para a disputa. “Recebemos um pedido de agentes solicitando mais um prazo para que fizéssemos o leilão”, contou. Os leilões incluirão parques eólicos, termelétricas a biomassa e a gás natural, além de hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.