APAE Santanense festeja 48 anos de conquistas

Atualmente, a instituição atende 200 pessoas com necessidades especiais

Integrantes da diretoria da Apae santanense

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de Sant’Ana do Livramento, festejou, no último dia 10 de maio, 48 anos de conquistas e serviços prestados às pessoas com necessidades especiais e suas famílias, contando sempre com o apoio da comunidade, e em especial dos sócios colaboradores, funcionários, a equipe pedagógica e técnica e a diretoria, que são reconhecidos pela excelência dos trabalhos prestados.

Filiada à Federação Nacional das APAE’s a associação é mantenedora da Escola de Educação Especial Caio César Beltrão Tettamanzy, que foi fundada em 10 de maio de 1964, por um grupo de santanenses que tinha como líder a senhora Alice de Abreu Campos. Nesta época, o atendimento visava o assistencialismo às pessoas com necessidades especiais: deficiência mental, física e/ou múltipla.

No período de 1970 a 1973, a APAE estruturou o setor de fisioterapia, que passou a funcionar com a equipe técnica de avaliação e orientação dos atendidos. Porém, só em 1974, realizou-se a integração com a Escola Especial Earl Carlson, tendo em vista que funcionavam duas instituições com a mesma finalidade, e em 14 de agosto de 1981, fundou-se a Escola Particular de 1º Grau Incompleto Caio César Beltrão Tettamanzy.

Parte da equipe de funcionários da Apae santanense

Atualmente, a instituição atende 200 pessoas com necessidades especiais, entre os setores da escola, que conta com professoras qualificadas em Deficiência Mental e/ou Múltipla, destacando-se pelo esforço e dedicação prestados, a área da saúde, composta por Médico Pediatra, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Assistente Social, Fonoaudióloga e Fisioterapeutas, que compõem a Equipe Profissional, muito presente e de fundamental importância no que se refere ao apoio e conquistas na área pedagógica e social dos atendidos, e que compartilham do mesmo objetivo: promover e articular ações que contemplem o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência mental e/ou múltipla e suas famílias, buscando desenvolver nos usuários o exercício pleno da cidadania, contando sempre com o respaldo da diretoria, infinitamente promotora, articuladora e incentivadora, que se faz presente em todos projetos que a Instituição promove.

A APAE Santanense faz registro merecido, também, aos presidentes que deixaram suas marcas, plantando sementes virtuosas de trabalho, conquistas, dedicação e zelo para com as crianças e adolescentes apaeanos. A eles nosso agradecimento: Alice Abreu Campos (in memorian); Bartolomeu Zago; Maria Aparecida Ronchi; Aleidá Olinto Gornatti; Horácio Sebastian Devitta; Luiz Pedro Garagorry; Cecília Amaral da Silveira; e Presidente Atual, Mainard Machado Tappes. Parabenizamos a todos que fazem desta Instituição um exemplo ímpar de carinho, atenção e excelência no trabalho oferecido à comunidade. Parabéns apaeanos de Sant’Ana do Livramento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.