AES Sul inicia troca de geladeiras para a comunidade beneficiada em projeto

A ação integra o Projeto de Eficiência Energética denominado BR3, destinado a 140 famílias de Livramento

A troca das primeiras geladeiras ocorrereu no fim da rua dos Andradas, quando foram entregues 03 eletrodomésticos

A AES Sul deu início, na manhã de ontem (12), à troca de geladeiras para famílias de baixo poder aquisitivo em Sant’Ana do Livramento. Por volta das 9h30, três famílias residentes no fim da rua dos Andradas, nas proximidades da Vila Santa Clara, foram beneficiadas com o programa e receberam os novos eletrodomésticos com capacidade de consumir menos energia que os antigos.

 

A troca foi acompanhada pelo coordenador Operacional da Gerência Regional Centro-Oeste, Robert dos Santos, o qual explicou que a AES Sul está dando continuidade a um dos mais importantes programas de redução de consumo e uso racional e seguro da energia elétrica. “A Concessionária está realizando a troca de geladeiras ineficientes ou com consumo alto por modelos atuais e mais econômicos, com o selo Procel para 140 famílias de Livramento. Esta ação integra o Projeto de Eficiência Energética denominado BR3, destinado a famílias de baixo poder aquisitivo. Dentro do programa, também foram regularizados 230 fornecimentos, com a instalação do poste, caixa de medição e também a instalação interna das residências”.

Em 2010, a AES Sul efetuou, dentro deste mesmo programa, a substituição de 200 mil lâmpadas incandescentes por modelos mais eficientes e mais econômicos, em toda a área de concessão.

As famílias beneficiadas para substituição de lâmpadas, instalação dos kits de regularização e agora para a troca das geladeiras, foram identificadas a partir de levantamento técnico, no qual foram considerados aspectos como as condições gerais da geladeira em uso, consumo médio e borracha de vedação da porta.

Na ocasião do recebimento da nova geladeira, será recolhida a antiga, que será reciclada.

Eficientização energética

O coordenador Operacional da Gerência Regional Centro-Oeste da AES Sul, Robert dos Santos, disse que as famílias beneficiadas já foram previamente mapeadas. A AES regularizou 230 famílias ou moradias, das quais 140 receberão a troca de geladeiras.

Robert dos Santos, da AES Sul, e Rosangela Oliveria

Além da troca de lâmpadas e de geladeiras, estão previstas também regularizações do fornecimento de energia e substituição de chuveiros, reforma de instalações internas, instalação de 150 coletores solares, ações de conscientização sobre o uso racional e seguro de equipamentos elétricos, orientações sobre consumo de energia elétrica e cursos profissionalizantes, com o objetivo de geração de renda.

 

Rosangela Oliveria foi um dos moradores que recebeu a geladeira através da AES Sul e destacou a importância deste projeto para a comunidade de baixa renda.

A Plateia: Como estava sua geladeira antiga?
Moradora: Minha geladeira antiga tinha mais de doze anos, adquirimos antes do meu filho nascer e estava bastante usada. Agora, pretendo poder economizar ainda mais.

A Plateia: Qual sua opinião com relação aos projetos da AES Sul?
Moradora: Aqui em casa somos três, eu e meus dois filhos e não vínhamos conseguindo melhorar o consumo ou trocar a geladeira. Outro dia, acompanhei uma reportagem sobre estas melhorias, como instalações elétricas e troca de geladeira, que poderia gerar economia acima de 30%, então estamos otimistas a partir de agora, porque poderemos investir este dinheiro em outras coisas para dentro de casa.

O que é o Projeto BR3?

O Projeto de Eficiência Energética BR3 é um conjunto de ações desenvolvidas no período 2009-2012, com o objetivo de tornar mais eficiente e racional o consumo de energia elétrica em algumas comunidades de baixo poder aquisitivo. A previsão é de que sejam investidos R$ 20 milhões, beneficiando aproximadamente 400.000 pessoas.

 

 

 

 

Você pode gostar também de:

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.