Venda de laranja e bergamota já é intensa no centro da cidade

Comercialização de frutas cítricas é impulsionada pelas baixas temperaturas

Venda de frutas cítricas como a laranja se acentua com as baixas temperaturas

O frio nem bem chegou e a venda de laranjas e bergamotas já começou. Espalhados pela cidade, os caminhões cheios dessas frutas são um convite à realização da prática mais comum dos dias de inverno: comer laranja e bergamota ao sol. Quem ganha com tudo isso são os comerciantes, como Darci Bonadiman, 55 anos, que desde outubro do ano passado comercializa frutas na Rua dos Andradas. O carro-chefe das vendas de Darci é a laranja de umbigo, mas ele também trabalha com pera, maçã e tomate. Segundo ele, os preços não aumentaram muito em relação ao ano passado, embora haja uma queda nos valores até o fim da temporada, que se dá no mês de setembro.

Há uma semana trabalhando na Av. João Goulart, Washington Villeamur contabiliza a comercialização de mais de 100kg da laranja de umbigo por dia, tendo em vista que o valor por quilo não aumentou se comparado ao ano passado.

Já a comerciante Carla Villeamur, 20 anos, considera que a venda das frutas aumenta conforme o incentivo em propagandas de saúde, comuns nessa época do ano, já que as cítricas são fonte de vitamina C.

Contraponto

Paulo Cezar Squizani, 43 anos, proprietário de uma fruteira no centro da cidade, comenta que a concorrência com vendedores de rua sempre foi desleal. “A concorrência com os vendedores das ruas nunca foi justa, uma vez que eles não pagam os impostos nem os custos com o local de venda, por exemplo”, aponta.

Mesmo estando no início das vendas, Paulo Cezar comercializa cerca de 250Kg a 300kg de laranja e bergamota por dia.

OPINIÃO DE QUEM COMPRA

O aposentado Adão Farias, 63 anos, disse que compra laranja e bergamota duas vezes por semana, pois nunca deixa faltar as frutas em casa. "Compro todo ano, mas o sabor da laranja e bergamota fica melhor no inverno, depois da geada", conta.

Enilda Soares, 66 anos, estava na fruteira comprando laranja do céu para fazer salada. A professora aposentada contou que sempre tem a fruta em casa, pois o suco no almoço não pode faltar. "Gosto de usar a laranja bem amarelinha, pois fica perfeita no suco e deixa o bolo muito mais bonito". Enilda também não abre mão da fruta quando o cardápio de sua casa é a feijoada. "A laranja sempre acompanha a feijoada lá em casa, porque a fruta ajuda na absorção do ferro pelo organismo", aconselha.

Enquanto comprava sua bergamota, Nery Holmos, 68 anos, contou que depois de comprar uma vez e constatar a qualidade do produto, compra sempre. "Depois de eu ver que é boa, compro sempre. Essa aqui está linda, vamos provar", observa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.