“Andorinha que dorme com morcego acorda de cabeça pra baixo”. Dito popular muito em moda nos dias de hoje

FORA DO TEXTO

Camila Pitanga, atriz global, foi assunto na semana passada quando pediu para a presidente Dilma Rousseff vetar o Código Florestal aprovado no Congresso Nacional. Avisando que iria quebrar o protocolo, dirigiu-se à presidente Dilma, tratando-a na segunda pessoa, e lascou: “Veta, Dilma.”

Dizem que protocolos podem ser quebrados, mas mesmo para quebrá-los existem limites civilizados para ocasiões que se balizam exatamente por regras protocolares. A cerimônia da concessão do título de “Doutor Honoris Causa” ao ex-presidente Lula era uma delas e o correto e civilizado seriam o de respeito ao protocolo.

Pois não é que a atriz entendeu que era hora de fazer um protesto contra o Código Florestal? Camila Pitanga é da turma que é contra o Código Florestal, assim como alguns de seus colegas globais são contra a Hidrelétrica de Belo Monte.

Ultimamente, “celebridades” resolveram aderir a causas que desconhecem e sequer suportariam um debate de 15 minutos com autoridades no assunto, mas como protestar as mantém na mídia, então vamos em frente que lá vem gente.

O mal das “celebridades” é que elas se acham “formadoras de opinião” e na ausência de conhecimento técnico de um determinado assunto que está na moda e nas manchetes, o que vale é o que os gurus determinam e que controlam as patrulhas ideológicas. O artista que for contra o dicktak esquerdista está ferrado no seu meio e na mídia amestrada.

Camila Pitanga entrou nessa ao pedir o veto presidencial a um projeto que foi amplamente discutido com a sociedade, com técnicos e, finalmente, com a instância máxima de um país democrático, o Congresso Nacional.

O Brasil é, provavelmente, o país que tem a melhor legislação ambiental do planeta visando a proteção de suas florestas. E tudo isso por que ainda tem meio-ambiente a ser preservado, especialmente no que diz respeito a florestas tropicais. Basta que se veja como anda o desmatamento na Indonésia, na África abaixo do Saara, entre os nossos vizinhos da América do Sul e no Sudeste da Ásia.

Os ecochatos é que andam inconformados com o agronegócio e com o nosso desenvolvimento energético. O que se espera é que o apelo de Camila Pitanga seja apenas mais um dos tantos apelos tolos que “celebridades” do vídeo andam fazendo a exemplo daqueles sapateiros da Idade Média que iam além das chinelas. Artista quando sai do palco perde o talento.

CELEBRIDADE

O psicanalista Jurandir Freire Costa em seu livro “O Vestígio e a Aura” diz que uma “celebridade é a ‘autoridade’ do momento”. “A celebridade é programada para idolatrar o momentâneo e desaparecer com ele”, mas Jurandir Freire Costa mostra que a celebridade cansa e tão logo outro nome surja, o primeiro fica completamente esquecido.

GASTANÇA (1)

Os turistas brasileiros andam gastando tantos dólares e euros que em Paris alguns restaurantes já apresentam cardápios em português. Nos EUA, atendentes de lojas e restaurantes quando identificam os clientes como brasileiros os tratam com educação e reverência.

GASTANÇA (2)

Um jornalista brasileiro estava num restaurante em Nova York e a garçonete ao saber que ele era do Brasil agradeceu dizendo “vocês estão mantendo o nosso emprego”.

AS MULHERES DE BIN LADEN

O falecido terrorista Bin Laden tinha quatro mulheres e foi uma delas que o entregou aos americanos, segundo o serviço secreto do Paquistão. Seguramente, Bin Laden já não a tinha como uma de suas preferidas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.