7 de maio é o dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas

Rinite alérgica e asma estão entre os principais problemas respiratórios do inverno

Dr. Tiago Lopes, Pneumologista

Espirros constantes, coriza, nariz congestionado, tosse e coceira na pele são alguns dos muitos sintomas que podem acompanhar as alergias. No inverno, os dias frios e chuvosos podem favorecer o aparecimento das alergias respiratórias. E, no verão, surgem as alergias de pele. Sem contar os remédios, alimentos, cosméticos, bijuterias, insetos e muitos outros fatores que podem provocar alergia, gerando desconforto e sofrimento.

Apesar desta alta prevalência, ainda predomina o desconhecimento sobre esse assunto. Mitos e preconceitos podem interferir e impedir o tratamento correto. Por isso, a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) criou o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas. O objetivo desta data é alertar para os males causados pelas doenças não controladas e para a importância da divulgação de informações corretas para a população.

Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apontam que cerca de 30% da população, em geral, possui algum tipo de alergia. Aqueles que sofrem com as doenças alérgicas, em especial as respiratórias, devem estar atentos a alguns cuidados durante o outono e inverno. A estação pode agravar ainda mais os casos de crises respiratórias como a rinite alérgica e a asma.

A baixa temperatura e a umidade do ar propiciam o aumento dos alérgenos, partículas como poeira, ácaros e fungos, que causam reações alérgicas.

A maneira mais eficaz de controlar as doenças alérgicas é fazendo o diagnóstico e tratamento adequado, com a supervisão do médico alergista. Para elucidar as principais dúvidas em relação às alergias, a reportagem de A Plateia conversou com o médico pneumologista Tiago Silveira de Araujo Lopes.

A Plateia: O que é alergia?
Tiago: Alergia é uma reação de hipersensibilidade do organismo, mediada por anticorpos, a algum agente externo, chamado alérgeno. Exemplos de alérgenos são: ácaros, mofos (bolor), poeira domiciliar, pelos de animais. Não confundir com irritantes inespecíficos das vias aéreas, como frio, produtos químicos, cheiros fortes.

A Plateia: Alergia pega?
Tiago: As doenças alérgicas, na maioria dos casos, resultam de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Não são contagiosas, portanto, e sim, podem ser transmitidas hereditariamente.

A Plateia: Quais são os tipos de alergia mais comuns?
Tiago: As alergias respiratórias mais comuns são a Rinite Alérgica (incidência estimada em 4 a cada 10 pacientes), e a Asma (em torno de 10% da população).

A Plateia: No inverno, quais reações alérgicas são mais incidentes?
Tiago: No inverno, as reações de tipo rinite são bem frequentes, assim como no outono e na primavera.

A Plateia: Quais cuidados preventivos são indicados para controlar as alergias?
Tiago: Manter a casa o mais livre possível dos fatores desencadeantes: pó, poeira, mofo, pelos de animais, dando preferência ao uso de pano úmido para a limpeza das superfícies. Trocar a roupa de cama com frequência (para evitar a proliferação de ácaros), evitar carpetes, tapetes, bichos de pelúcia e animais dentro de casa.

A Plateia: O que fazer quando temos uma crise alérgica?
Tiago: Procurar aprender a reconhecer os fatores desencadeantes e buscar o médico assim que comecem os sintomas.

O relato de quem passa por esse problema

A professora Marilia Navarro conta que sofre de rinite alérgica desde que se entende por gente e, quando chega o inverno, este quadro só piora.

A Plateia: Quais são os principais sintomas de sua alergia?
Marilia: Os principais sintomas – e piores – são os espirros, coriza e coceira nos olhos e nariz. Quando eu era criança, durante as crises, tinha também bastante dificuldade para respirar.

A Plateia: Você faz algum tratamento para controlar os sintomas?
Marilia: Atualmente, não. Durante a adolescência, fiz um tratamento longo, mas como era a base de cortisona, decidi parar. Hoje em dia, uso medicamentos antialérgicos apenas quando estou em crise.

A Plateia: Quais são os principais fatores causadores de sua crise alérgica?
Marilia: Principalmente a poeira domiciliar e a fumaça de cigarro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.