Mais Educação na Rua envolve dez escolas credenciadas ao programa

Como parte do programa Mais Educação, encontro realizou-se na Praça General Osório

Concomitantemente com outros municípios que abrangem o programa, na manhã de sexta- -feira, dia 4 de maio, sete escolas estaduais e três municipais participaram do “Mais Educação na Rua”, encontro de escolas participantes do programa Mais Educação, que, na Praça General Osório, apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas oficinas de suas escolas.

O Programa Mais Educação busca induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove o aumento de tempo, espaço, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob coordenação da escola e dos professores. “Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens”, explica a Coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, Meire Garagorry.

O Programa Mais Educação acontece todos os dias nas escolas participantes, com os alunos participando de cinco ou seis oficinas por semana.

Na oportunidade, foi lançado o “Diário do Flores”, jornal criado pelos alunos da Escola Estadual Flores da Cunha, dentro do programa Mais Educação.

O Programa

Iniciado em setembro de 2011, o Programa Mais Educação atende alunos do 1° ano a 8ª série do Ensino Fundamental, oferecendo, no turno inverso às suas aulas, oficinas nas áreas de esportes, música, teatro e dança, além de acompanhamento pedagógico e inclusão digital.

O programa é voltado para escolas com alunos em vulnerabilidade social, com o intuito de manter a criança mais tempo na escola, disponibilizando, no turno inverso ao das aulas normais, atividades, através de oficinas, merenda e almoço. “O programa aporta verbas significativas para as escolas. Atualmente, 15 escolas urbanas e rurais participam do programa, mas a meta para o próximo ano é ampliar para 19 escolas”, informa a coordenadora Meire Garagorry.

Xadrez

Outra oficina apresentada durante o Mais Educação na Rua foi a de xadrez, desenvolvida, entre outras, na Escola Hector Acosta. Os alunos Carlos, 9 anos, estudante da 3ª série, e Cristopher, 13 anos, da 8ª, contam que praticam o esporte desde o início do ano, aprendendo mais e mais a cada dia. Em relação ao programa, os alunos se mostraram satisfeitos com as atividades oferecidas nas oficinas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.