“Estamos aqui numa brincadeira da carochinha. O inquérito está na internet”. Senador Pedro Tacques (PDT-MT), ironizando o pedido de sigilo para documentos secretos da Operação Monte Carlo

AMEAÇAS CHINESAS

Não há um só empresário brasileiro que produza artigos de consumo que não tema a concorrência chinesa. Nos últimos dias a anunciada crise de concorrência de nossos produtos com os chineses provocou demissões em empresas ligadas à área eletro-eletrônica na Zona Franca de Manaus.

Aqui no RS o setor coureiro-calçadista conhece o dilema já faz algum tempo e até mesmo o poderoso setor automobilístico brasileiro sentiu a presença de veículos chineses concorrendo com os nacionais. Foi preciso que o governo sobretaxasse os carros chineses para aliviar a pressão na indústria nacional, especialmente para veículos populares com motorização 1.0.

Eis que agora o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio divulga um dado preocupante: as importações aumentaram 3,4% no período de janeiro a abril, enquanto que as exportações registraram um crescimento de 2%.

Ainda estamos com superávit em números absolutos: exportamos nos primeiros quatro meses de 2012 US$ 74,64 bilhões e as importações atingiram US$ 71, 32 bilhões, mas essa diferença em favor das importações pode conduzir a economia brasileira a um sinal de alerta.

O aquecimento do consumo interno é o responsável pelo aumento das importações que são basicamente de produtos industrializados, enquanto nossas exportações constituem-se, basicamente, em comodities – matéria prima (minérios) e produtos agrícolas.

Um empresário do setor manufaturado de couros disse ao colunista que os chineses estão oferecendo cintos, carteiras e bolsas a um preço impossível de competição. A China colocaria aqui no Brasil esses produtos que custam o dobro ao empresário brasileiro que fabrica os similares por aqui.

PP E PCdoB

A senadora Ana Amélia justifica a tentativa de aliança com o PCdoB em Porto Alegre e contraria os cardeais de seu partido. Estes dizem os programas partidários são opostos em sua doutrina e a senadora Ana Amélia garante que os tempos ideológicos são outros desde que caiu o Muro de Berlim.

SÓ QUE…

O PCdoB ainda não mudou em seus dogmas e ainda acredita no socialismo padrão Cuba-Coréia do Norte. E mais: a nostalgia pelo Muro de Berlim e pela foice e pelo martelo ainda fazem parte do sonho comunista brasileiro.

ATRAÇÕES DE MAIO

Agora é para valer. Os depoimentos de Carlinhos Cachoeira e do senador Demóstenes Torres estão confirmados para os dias 15 e 31 deste mês, respectivamente. Já tem gente querendo assinar operadoras de tevê, ou comprar uma parabólica, para ver e ouvir ao vivo as imagens e vozes dos depoimentos que serão geradas desde o Congresso Nacional.

GAROTINHO (1)

O ex-governador fluminense e atual deputado federal Anthony Garotinho (PR) tem arrasado com as vidas do governador Sérgio Cabral e seus amigos empresários, especialmente Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta.

GAROTINHO (2)

Já veio, no entanto, a resposta para Garotinho surgida nos bastidores do pessoal de Sérgio Cabral. Nas eleições de 2004, a Delta pagou boa parte da postagem de correspondência de Garotinho aos seus eleitores.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.